Episódio 9 Ginjas: A jóia da coroa

 

A final “tudo aquilo” tem dono, a Casa do Caramujo, o Miradouro, a Lagoa e todos os terrenos que ladeiam o Caminho das Ginjas …  

Não pertencem ao Governo Regional muito menos a “cambra” de São Vicente. Todo o estudo desenvolveu-se na presunção de que todos os terrenos são propriedade da Região Autónoma da Madeira ou da Autarquia de São Vicente.

São, de facto, todos estes terrenos do domínio público da região ou municipais?

Existem várias referências no EIA a Casas e Abrigo e à sua futura utilização para fins comerciais ou de apoio à observação da Floresta Laurissilva, mas, serão estes prédios propriedade ou domínio de quem quer “alcatrare aquilo tudo” ? 

A existência de propriedade privada ao longo de quase todo o percurso do Caminho das Ginjas não obrigaria a expropriação dos terrenos e consequente pagamento de indemnizações ou outras eventuais contrapartidas? Óbvio que sim!

O Governo, e a Câmara dão como certo que o Caminho das Ginjas é do domínio público regional, mas tal não é! E sabem-no! Escondem porquê? O que temem???

Recentemente por decisão do tribunal o Governo Regional perdeu o processo que, manhosamente, intentou para retirar a legitima posse de grandes extinções de terrenos aos legítimos proprietários privados. Mas perdeu e já transitou em julgado há vários meses! Foi uma operação tipo os terrenos da Fajã da Ovelha. Assim tipo, roubar à vista de todos, manipulando a verdade com interpretações trapacentas da lei. 

Só que a Lei foi cega, e retirou qualquer mérito aos argumentos do Governo. Zero ação encerrada, ponto final. Julgaram parolos os proprietários. Afinal não estavam “distraídos” como julgavam, e lá conseguiram uns trocos para pagar a um bom advogado.

Governo perdeu. E perdeu à grande e à francesa.  

Ou seja, quase toda a extensão dos taludes do Caminho das Ginjas são terrenos privados, melhor explicando, têm dono e o dono não os “larga da mão”. Muito menos teme as ameaças dos senhores “doitores do governe” e dos “fiscaizes da cambra” 

Como vai o governo mandar abrir recantos para miradouros, lareiras e pontos de estacionamento? Governo bem conhece todas estas circunstâncias e detalhes, mas está a espera que os “vilhões tenham medo deles” Tal não acontecerá!

A coroa de todo este “projeto” e intenção disfarçada para a asfaltagem do Caminho das Ginjas é o de “deitar mão a Casa do Caramujo”. Ai que apetites e que cobiça geram. Até que ponto a avidez e a ganancia destes “poderosos” que os levam a destruir a nossa Floresta Relíquia que é a Laurissilva.



Mas, mas … Nem o Alberto João conseguiu, tentou mas a falácia não passou … A Republica Portuguesa estava atenta ou alguém lhes chamou à atenção. Até uma resolução do Conselho de Governo Regional fez aprovar, com adjudicação de obras e promessa de entrega para exploração, isso tudo, mas a verdade sobrepôs-se e a legalidade prevaleceu …

Afinal a Casa do Caramujo e os terrenos a sua volta, incluindo o Miradouro e a Lagoa, pertencem a Fazenda Nacional. Fazenda Nacional quer dizer: Pertence a Republica Portuguesa, significa, acima de tudo, que o Governo Regional não é o seu proprietário nem administrador. A posse e o domínio pertencem a República Portuguesa, tal como atesta a caderneta predial em imagem anexa:


Confiram as áreas e os artigos matriciais

Até a Estrada do Caramujo (Caminho Real nº28) pertence a Fazenda Nacional

Afinal aquele homem que é fonte inesgotável de sabedoria de tudo o que é cozinhar macarrão, serras, córregos, ribeiros, bicas, fontes e calçado de andar em veredas, não sabe ou não revela a verdade… 

Não é credível!

O projeto de asfaltagem da Estrada das Ginjas corresponde geograficamente a uma das áreas mais valiosas da Floresta Laurissilva no Mundo. 

Tal intervenção centra-se numa área classificada pela UNESCO como Património Natural da Humanidade de Valor Universal Excecional.

Leituras recomendadas:

- Episódio 1: O esquema do meia-vaca!
- Episódio 2: O especialista em Sapateado, Florestas e Ginjas
- Episódio 3: É para se fazer (Ginjas)
- Episódio 4: A Elite das Florestas e sua Selvagem Batonete apresentam ...
- Episódio 5: Episódio 5: A Parodia do Regedor e dos seus encardidos partidários
- Episódio 6: Os Sábios Cientistas-Lenhadores de Lisboa ...
- Episódio 7: Quem te manda sapateiro tocar rabecão
- Episódio 8: O Jagunço e a sua Cavalgadura

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat do Facebook
Quarta-feira, 3 de Março de 2021 04:20
Todos os elementos enviados pelo autor.