O projeto de asfaltagem da Estrada das Ginjas corresponde geograficamente a uma das áreas mais valiosas da Floresta Laurissilva no Mundo.
Tal intervenção centra-se numa área classificada pela UNESCO como Património Natural da Humanidade de Valor Universal Excecional.
No estudo da Geociliamb, Unipessoal, Lda. são várias as referências ao conhecido senhor Rocha da Silva:
- Em que qualidade foi utilizado ?
- Como proprietário de terras ?
- Como perito ?
- Como fonte histórica ?
- Como parte interessada na asfaltagem ?
Considerada a maior mancha sobrevivente da Laurissilva a nível Mundial e como Floresta Climática Reliquial:
- Reúne importantes recursos hídricos;
- Importantes formações geomorfológicas (cascatas, penhascos, fragas);
- Riquíssima em nichos ecológicos, com endemismos de fauna e flora;
- Caracterizada com grau de conservação maioritariamente virgem e primária do ponto de vista arbóreo, representando assim um património reliquial, vivo e dinâmico;
- Percurso a asfaltar com elevado Valor Ecológico e Paisagístico.
Os objetivos e a justificação que o estudo indica relativamente a asfaltagem não estão minimamente fundamentados e não seguem as diretrizes e as linhas de gestão florestal aprovadas por órgãos consultivos, científicos e classificadores, como é o IUCN.
- As características naturais e patrimoniais da Floresta Laurissilva da Madeira são espantosamente desvalorizadas;
- A integridade da área em estudo como área de Património Natural da Humanidade de Valor Universal Excecional não é assegurada;
- As medidas de proteção e gestão apresentadas no EIA não garantem a preservação destes ecossistemas. Muito pelo contrário!
A aprovação deste projeto colocará em causa a estabilidade desta Herança Mundial de Valor Natural. Esta parte da Floresta Laurissilva nas Ginjas, será contaminada e perturbada por elementos e dinâmicas que provocará a degradação das suas características de excecionalidade.
O senhor João Miguel da Costa Rodrigues, único sócio, da empresa Geociliamb, Unipessoal, Lda. possui interesses na Região Autónoma da Madeira em atividades relacionadas com a Hotelaria?
É que a sua empresa, a mesma que faz o estudo tem, pois consta no seu CAE (código de atividades empresariais) a atividade de ALOJAMENTO MOBILADO PARA TURISTAS - CAE 55201
Mais, é facilmente verificável que um dos objetos sociais da empresa (Alojamento turístico) possui correspondências diretas e indiretas à matéria do Estudo de Impacto Ambiental da asfaltagem do Caminho das Ginjas.
Neste EIA é frequentemente referido, o potencial de uso e serventia do Caminho das Ginjas como potenciador de atividades turísticas e comerciais.
A empresa que elabora e titula este estudo, cruza, um dos seus objetos sociais com a finalidade de melhorar as condições para a atividade turística naquela zona.
Qual a idoneidade da Geociliamb, Unipessoal, Lda. para desenvolver e subscrever este estudo.
Seja por carência de neurónios seja por potenciais conflitos de interesses, alguém borrou a pintura com esta Geociliamb da treta e com o seu dono, ou gerente, ou testa de ferro !!!!!
Publicação relacionada
Episódio 1: O esquema do meia vaca?
Episódio 1: O esquema do meia vaca?
PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat do Facebook
Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021 02:29
Todos os elementos enviados pelo autor.
Enviado por chat do Facebook
Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021 02:29
Todos os elementos enviados pelo autor.