A batalha dentro do PSD Madeira e os donos dos votos

 

H á muitos nesta Autonomia que se julgam donos dos votos, ou seja, pensam que sua notoriedade e as suas credenciais têm seguidores que lhe confiam a orientação do voto. Alguns conferem autoridade na matéria a esses gurus, no fundo, acham que este e aquele fazem as pessoas decidir a entrega do voto a um ou outro partido, só porque fazem fé neste e naquele indivíduo. Até pode ser verdade para alguns ...

Confuso? Vamos a factos. Alberto João Jardim fez um elogio a todos os partidos democráticos da oposição na Madeira, na RTP regional, que desta feita vão encontrando união e até mencionou um lote de 3. Jardim fez elogio a Paulo Cafôfo por unir o partido, aparece a reunir com José Manuel Rodrigues e não sabemos se acabou o périplo, porque na TV a JPP estava incluída.

Jardim também disse: 

O PSD continua a ser o meu partido, mas a paixão morreu. Mas espero que só por momentos, enquanto durarem estas situações difíceis.

Jardim será de qualquer um, até da oposição, para "limpar" o PSD de Albuquerque e seus correligionários. Isto deve ter muito a ver com contendas antigas, as internas não justas e condicionadas dentro do próprio partido e a imagem das exonerações ... A oposição deveria estudar o que faz o PSD para se endireitar, coisa que não conseguiu em toda a Autonomia. Até com eles o PSD conta.

A votação é importante porque indica a maioria parlamentar, o partido com mais votos e deputados, a quem se entrega a primazia de formar governo, próprio ou coligado de alguma forma, pelo executivo com segurança parlamentar ou só parlamentar, caso a caso. Este último correu pior com o PAN do que no Governo com o CDS, até que Albuquerque despachou.

Agora vejam este artifício e vejam como é totalmente verdade que elegemos deputados e não um Governo. O que é macabro e para mim anti-democrático. Nós olhamos para a lista de deputados e programa para votarmos, mas contados os votos, os deputados são eleitos mas nenhum membro do Governo Regional precisa de o ser. Só por tremendo risco de ficar apeado, pelo ambiente que vai no seu partido, é que Albuquerque não arriscou a ficar de fora da lista do PSD para depois aparecer como chefe do executivo do governo. Albuquerque quis ficar no Parlamento (deputado eleito - imunidade) e ser cabeça de lista para chegar a ser Presidente do Governo Regional (passando o que está a passar) porque o seu partido poderia não indicá-lo. Por isso foi importante se relegitimar como ser Presidente do Partido, não contava com a briga porque a eleição era para ser uma Blitzkrieg.

Isto transporta-nos para outro cenário. Já pensaram na fraqueza dos parlamentares que elegemos, sem chama nem objectivos na maioria? Um faz de conta, também por causa da Maioria Absoluta que inquina? Já pensaram que os parlamentares são fracos porque o Governo Regional pode ser escolhido pelos Oligarcas da nossa terra sem ir a votos?! Garantindo só que o PSD ganhe! Há que melhorar este aspecto.

Neste momento há um eleitorado do PSD desavindo que está a decidir o voto, já foi Chega, estão a ensaiar CDS (mas tem histórico e anti-corpos) e outros pensam em JPP porque não é o PS (com cruz em cima) porque é o que fere mais Albuquerque. Será que chegam a um acordo para não haver candidatura em Santa Cruz mas sim uma serena passagem de testemunho? Ninguém sabe, nem se está na mesa ou se aceitam. A JPP é torcida, tanto que vai haver confusão da grossa na CMF (daqui a nada) por conta da JPP, e até é uma benesse para o PSD, que terá que mudar tudo nas próximas autárquicas (os galácticos do título "arrasou" afundaram no mar de CR0). Por incrível que pareça a oposição da JPP está a dar jeito a muitos PSD's.

Mas e isto não é uma fruta da época? Claramente sim. Votar agora, tipo voto útil na JPP e no futuro não fixá-lo, como o voto útil de 2019 em Cafôfo. Mas há um grande problema, a JPP não é o PS, se lhe derem mais meios humanos e financeiros o problema do PSD crescerá no futuro. Então CDS? Olha ... Jardim que tanto gozou do CDS foi ao seu encontro ...

Neste momento, o maior interessado em desbancar Albuquerque nem é a oposição, mas sim Jardim, e vejo-o, por incrível que pareça, a organizar a oposição para derrotar Albuquerque. Mas quem vai mesmo a votos é a qualidade do eleitor madeirense, tornaram-nos comodistas e festeiros, mas agora interessava tê-los de olhos abertos.

Depois do meu texto repassem as notícias que vão saindo. Agora, e isto une o PSD de Albuquerque? Até pode, mas que futuro tem? Para eles esta eleição não é pelo futuro da Madeira mas para a salvação de Albuquerque. Isto é de loucos!

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira