O Funchal a Cantar!


O Funchal a Cantar era um festival de canções que se realizava de 4 em 4 anos. Calhava sempre num ano de eleições. Durante décadas, reunia juntas de freguesia e casas do povo da cidade, num grande e apoteótico final, com muito público e música. Ajudava a ganhar eleições!

As próximas eleições regionais do dia 26 de maio de 2024, não foram programadas. Sucedem em virtude da Operação Especial desencadeada no dia 24 de janeiro. Não houve tempo de reativar o Funchal a Cantar.

Por esse motivo, aproveitaram-se dos 50 Anos da Comemoração do 25 de Abril de 1974, já programado pelo Centro de Investigação do Funchal e aumentaram-lhe a dimensão, os cantores profissionais e juntaram as juntas de freguesia, as casas do povo, os coros amadores, os centros comunitários, as universidades seniores, as escolas e muita gente anónima que goste de cantar em mais de 600 vozes.

O espetáculo previsto para o Parque de Santa Catarina, com 6 palcos….nunca  foi feito na Madeira. Maior do que qualquer ‘’Meo Alive’’ ou ‘’Funchal Jazz’ será único pela grandiosidade, presença de público e qualidade musical. Mas, será para todos os efeitos, políticos, um comício a céu aberto do PPD.

Durante décadas o PPD, chamava às músicas de abril: «Músicas de Comunistas», «Músicas da Ribeira Seca», «Música dos Patas Rapadas». O PPD, nunca festejou abril e os seus valores. Pelo contrário, com o seu poder instituído em câmaras e governo, boicotou por diversas vezes a realização de espetáculos alusivos ao tema, desligando segmentos da luz elétrica pública (através da Empresa de Eletricidade da Madeira) deixando as pessoas que cantavam abril às escuras e a cantar à capela. Fê-lo em Machico, Funchal e Ribeira Brava, várias vezes ao longo de anos.

Desta vez, a esquerda foi apanhada de surpresa. O PPD já canta abril e defende abril. Ainda por cima, este espetáculo é único, com um grandioso programa e muito público.

Como é referido na imprensa, este momento cultural, terá a presença da RTP Madeira. É provável que depois passe em deferido. Reparem no público presente e confirmem se alguma pessoa é convidada para tocar piano…

Pretende, quem organiza e paga esta festa, demonstrar ao rival (que esteve no sofá 10 anos) que embora tenha ganho as eleições internas no Funchal….não tem o povo na mão, demonstrando ainda, a todos que, apesar do que se diz, o Funchal a cidade que dá mais votos….está a um passo de votar novamente no mesmo candidato e partido.

Quanto ao propalado Coro do Funchal, com 600 vozes e projeção de futuro…. se o PPD vencer as eleições a 26 de maio, será desativado no dia 27!

Bom feriado.

Vai haver um lobo no meio das ovelhas. Se calhar ainda toca piano.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira