O eleitor madeirense é um banana que não sabe a sua importância

 

F ui alertado para a entrevista do Pestana e não descansei até ler (link), sem dúvida que o título, para quem "vive na Madeira", estando fora ou dentro, é um poço de informação nas entrelinhas. O PSD-M é um grande partido e mais do que ter subáreas formadas, preenchidas e com quadros, de juventude, trabalhadores, autarcas, etc, tem uma "suprasecção" que até está acima da Comissão Política. É um órgão não escolhido ou eleito mas que vai das importâncias e influências tácitas, por terem governado e sabem de muito (óleo na engrenagem), dos chamados "oligarcas" que cresceram, tal e qual como na Rússia, e desempenham as mesmas funções de lucrar com áreas "trigo limpo" que o Governo ajusta, entrega, favorece, concessiona e protege num win-win-win-win-win ... interminável de empresas, partido, governantes, pequenos e grandes figurantes, testas de ferro, gestores de fuga, deputados, autarcas, jornalistas, empresas satélite de troca contabilística, advogados (locais, nacionais e que se instalam) off-shores, etc, e onde se pode incluir a criptomoeda a todo gás (também fornecido por oligarca).

É comum entre os oligarcas madeirenses apostarem em cavalos, e gostam das corridas entre eles, porque dão a cara e se algum dia a Justiça funcionar são eles que "vão de cana". O "monarca" já tem os seus processos e, talvez por isso, o "petit Salazar" também já quer mais mandatos de monarca porque, apesar de prometido, nunca procederam para a limitação de mandatos a 3. Quanto mais se fica, mais custa a sair, como o velho jarreta, é uma questão de máquina oleada e garantia de calmaria tão a gosto de quem mama. Para além disso, com o passar dos anos, o boneco monarca melhor sabe gerir equitativamente tanta fome oligarca. ... ou não se a fome for muita. Eles são tão pobrezinhos.

O "sistema de oligarcas" é péssimo para o nosso futuro coletivo, porque primeiro estão só eles e depois a população empobrece, desprovida de serviços públicos que se privatizam de várias formas, esventradas do seu poder de compra (auferem pouco e pagam por todos os lados a preços acima da média nacional). Com esta realidade, alguns oligarcas entendem que existem BONS e MAUS. Não tem piada? Onde já vimos isto na banca? Onde anda a livre concorrência em sã economia que decide pelas necessidades do mercado? Todos são maus e aquele título do artigo está bem pensado "Só na minha vez é que não faz mal".

No caso do entrevistado, ele julga-se bom mas tem no currículo o CINM, a Quinta das Rosas, muitos hotéis construídos (piropo) e favorecimentos do poder. No entanto, julga-se dos bons, menos agressivo e menos tóxico, na escala de todos maus e na influência na vida dos madeirenses talvez, se atendermos que o "construtor-mór" tem o orçamento da Região e o monopolista dos portos todo o sobrecusto de vida dos madeirenses, só estes dois, perdoem-me ... parece uma geral. E falta oligarcas acessórios da política pura e dura, que asfaltam tudo e onde nos dá, com licença, vontade de ...

Se ciúmes, de que os outros oligarcas topem primeiro um grande negócio a solicitar ao Governo, não é novidade, terem "medo" uns dos outros já é. Portanto, há pelo menos um, associado ao "monarca" que julga que os outros "não sabem fazer as coisas e não têm limite", os outros são patos bravos, em bom madeirense "grandes chulos". Sempre há guerra entre "Monarca" e "Bezerro de Ouro".

Por esta altura já percebemos, sem sombra para dúvida, de que um oligarca de mão do "monarca" expressa medo sobre aquilo que o povo vê todos os dias, a construção está descontrolada e não respeita nada nem ninguém, tem um "bezerro de ouro" para isso e o jornalismo regional que lambuza e ataca os supostos "inimigos". Umas grandes bestas que deverão constar com nome inscrito no futuro colapso da Madeira, todos na imprensa são homens da construção. Percebemos sobretudo na câmara da capital com a loucura irresponsável que está a "esticar a bola" (link) rumo ao tal novo colapso da Madeira. Antes da queda, os esgotos não aguentam, o trânsito dá sinais, o modelo refina-se mais sobre o mesmo apesar do folclore da vanguarda. Quem tiver inteligência interpreta estes e os outros sintomas.

Este poder económico, todo junto, chega à festa da democracia, as eleições, com tudo efetivamente controlado e oferece aos eleitores um cardápio de vendidos, dos grandes aos pequenos, são responsáveis pela implosão da democracia e seu descrédito. Só e quase sobem políticos vendidos para estarem amestrados nos lugares a cumprir o desígnio dos oligarcas.

O histerismo das eleições, o grau de perseguição, assédio e violência no ambiente eleitoral são arraia miúda a interpretar que algo pode falhar e deitar tudo a perder. É a parte vil do medo oligarca. Os verdes de Santa Cruz são perigosos porque parecem independentes, o antigo edil do Funchal deve ir preso porque concorre com o "bezerro de ouro" da construção (imagine-se como a Justiça anda ao contrário na Madeira) e pergunta-se com a frase feita "e ninguém vai preso"? As autoridades são independentes? Como o 4º poder dos jornalistas? Onde andam os pilares da democracia? Estão à espera de um sinal dos bananas dos eleitores madeirenses que se deixam comprar e assim avalizam e legitimam com as eleições? Bastava observarem a guerra das jaulas de douradas onde recaem para perceber a lógica das eleições. Quando você vota nos mesmos concorda até com o colapso e de fora dizem ... se eles gostam o que podemos fazer? É que a democracia é perniciosa, é a decisão da maioria numa "suprasecção" tipo o modelo da região e do partido do poder.

Um oligarca já tem medo, só a generalidade dos madeirenses em festa é que não, o fim será péssimo para a arraia miúda, os do contra e os que são a favor sonhando com a cenoura.

Muito obrigado por ter lido, sabemos que a maioria gosta de ignorância, os oligarcas contam com isso por isso dão muita festa, futebol, ídolos, fait divers...

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 19 de Novembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira