A chularia dos juristas do Governo Regional



N um destes últimos dias, não importa qual, tive que testemunhar num caso em tribunal. Há muito que não punha pés em semelhante lugar e fui de olhos bem abertos, para ver o que era isto da Justiça Portuguesa e as suas morosidades.

Eu não fazia ideia do que ia encarar, para além de testemunhar, ia de espírito aberto. Das primeiras coisas erradas de notei é que juristas do Governo Regional estavam na sua hora de serviço no Estado a exercer Advocacia no Tribunal. Não sei se têm um estatuto especial, isenção horária ou se até estavam de férias mas, tudo isto deixou de fazer sentido quando vi a quantidade deles em tribunal e porque em dois casos, depois de estar despachado, vi-os entrar no "verdadeiro" serviço.

Esta situação é a chamada "peluda", portanto, os juristas do Governo Regional têm um escritório para exercer a advocacia dentro do Governo, o que funciona como publicidade de borla, estas figuras devem ser fantasiadas na cabeça de muitos, como tendo poder para manipular ou fazer favores no Governo Regional.

Mas se isto não bastasse, temos outro pormenor, o Governo Regional gasta, podem somar, milhões com advogados e sociedades deles para pareceres externos tendo uma longa lista de juristas como empregados. Há várias razões para isso, não assumem responsabilidade em casos sérios e conservam o emprego imaculado mas, também, porque os serviços facturados é de pôr o valor que se quiser. Cada caso é um caso, sem comparação, nº de série, nada, situação especialmente favorável a que se pague mais um bocadinho e receber de volta uma graça.

Portanto, ser jurista no Governo Regional é uma peluda, a maioria não trabalha porque os pareceres são externos, tem ordenado fixo, não tem responsabilidade, têm um escritório de borla para exercer e se pavonear nos assuntos privados que tratam, ganham a duplicar por hora quando em serviço vão ao Tribunal. É fantástico! Parabéns. Os Juízes e Ministério Público nunca notaram nada? Esta não é uma forma de burlar?

O ambiente dos juristas no Governo Regional é doentio mas, descansem que se o Serviço Regional de Saúde não tem como dar respostas a uma imensidão de situações, então desta é que não tratam mesmo!

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 23 de Julho de 2020 16:37
Texto e título enviados pelo autor.