Guerra de volumes


O maior erro foi colocar diversão noturna em zonas residências,
mas agora os eventos exteriores, com muitos decibéis, chegam
a qualquer lado. Sem falar nas motas ...

S ou morador na zona alta da Rochinha, dizem que é "do alto". Da minha casa vejo os Salesianos e a baixa da nossa capital, mas também ouço os volumes que emanam da louca cidade e não menos louca Via Rápida, imaginem só. Não sou esquisito ou intolerante, sei aceitar exageros de vez em quando mas não todos os dias. Ouço em estereofonia, o rock e outras das altas horas da baixa e das motas em competição na Via Rápida, verdadeiros foguetes a ecoar. O tempo em que se põem algures por Santo António na via rápida e desaparecem no túnel do Pinheiro Grande dá para fazer cálculos sobre a velocidade, só com um relógio sabendo a quilometragem. Não consigo entender uma coisa, onde vivem destacadas figuras políticas que governam a Madeira e o Funchal? E onde vivem as autoridades diretamente relacionadas? É tudo insonorizado? Que sorte. Não notam nada ou não podem falar sem queimar votos ou estado de graça? Alguns aqui mesmo na Rochinha.

O ruído começa a ser um sério problema nesta cidade de obras mil e desrespeitadores do descanso, é natural que as pessoas estejam irritadas para dar umas lambadas nalgum. Nenhuma delas pode ser intolerante, simplesmente vamos há demasiado tempo nesta vida. De onde vivo, eu e muitos, se calhar muito mais acima, ouvimos o Lobo Marinho, o mais ruidoso navio que faz escala no Funchal, sem sombra para dúvidas. Toleramos mas serve de exemplo, passa e acabou, alguns minutos. Toleramos eventos, o Verão escaldante, as férias de todos, etc. Mas todos os dias não é vida e algo tem de ser feito porque a impunidade torna o problema num crescendo. Estava no Facebook e encontrei isto :



E diz, "10 de setembro às 23:37 ... assim vai a noite (...)" e vejo a via pública tornada bar com música ao vivo, tudo licenciado (?) e em crescendo, "se aquele pode eu não posso?". E da Zona Velha alastra para o Socorro, e quem diz esta zona diz a cidade e ainda aparece o magnata dos bares a dizer que isto deveria ser como em "Albufeira". Eu acho que havendo uma nova pandemia vamos perceber a desertificação da cidade, vendida a bares e alojamento local, o tal grande resort a fazer concorrência ao outro que, apesar de enorme, honra lhe seja feita, tem espaço para não perturbar os vizinhos. Também com aquela barreira nem vista, só sombra.

Meus senhores, estas atividades devem ser dentro de portas e existe lei, dizem que é do ruído, eu acho que deveria ser do silêncio noturno, hora de descanso. Imaginem que as Vespas decidem fazer o mesmo, neste quadro da realidade da cidade, também não podem pensar "se aquele pode eu não posso?", converter a área pública, a exemplo de esplanadas, em mais uma área comercial. Espero não dar ideias porque é outra que me batia de frente. A zona desse filme é residencial e tem hotéis, só mesmo com filme para as pessoas começarem a pensar se queriam disto ao pé de casa na sua hora de descanso.

Onde andam os nossos governantes? Parece-me que estão amarrados curtos pelos oligarcas mas também por médios e pequenos empresários do regime. Quero finalizar fazendo cópia de algo bem escrito, dizendo que não temos "Saúde Pública" nem se cuida da "saúde pública". "A privação de sono na zona velha é claramente tortura", não só na zona velha!

(...) a privação de sono traz cansaço e fadiga, o corpo não consegue chegar as fases mais profundas do sono, criando sonolência, cansaço e perda da disposição, isto para começar. A falta de sono cria falhas na memória e atenção, o sono consolida as memórias e renova o desempenho cognitivo, permitindo ao cérebro uma maior capacidade de concentração, atenção e desempenho das funções. Como se é produtivo no trabalho com este desrespeito? A privação de sono provoca a queda do sistema imunológico, traz tristeza e irritabilidade, instabilidade emocional, impaciência. A permanência de privação do sono provoca ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou alcoolismo. E não pára a envolvência da privação do sono, provoca hipertensão e basta dormir menos de 6 horas por dia. O sono também dá descanso ao sistema cardiovascular, com diminuição da pressão e dos batimentos cardíacos. É por isso que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, infarto e AVC. Quero referir só mais uma, porque há mais, a privação de sono gera alterações hormonais e provoca consequências como atraso no crescimento, dificuldades em ter massa muscular, alterações tireoidianas, etc. (...)

Miguel Albuquerque e Pedro Calado, isto vai cá uma terra de tecnologia de ponta, só dá tascas, os seres pensantes ou emigram ou dedicam-se à noite. Mas também honra seja feita, este ambiente é dos privados a coberto do poder porque nos eventos oficiais, responsabilidade da câmara ou do governo, cumprem a lei! Manhosos ...

Nota: lamento que este assunto só tenha atenção e profundidade no CM.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira