GESBA: A “escravatura” é a alma do negócio


E stou a ver muito povo madeirense lesado e estigmatizado, cada vez mais, estou para ver porque gosta o madeirense desta situação. Podia falar de muitos casos mas hoje quero escrever sobre a banana. Há justificações endiabradas, o Governo Regional não (nunca) se coloca do lado da população e raras vezes na pele do produtor, vejamos. Estamos perante um novo paradigma da ação empresarial do Governo Regional: o sigilo comercial. Fazendo jus à máxima “o segredo é a alma do negócio”, a GESBA recusou ceder a documentação pedida pelo partido que mais fiscaliza o Governo, através de um requerimento que pretendia conhecer as despesas relativas aos fornecimentos e serviços, em especial, os dados referentes ao transporte de mercadorias e seus intermediários. Naturalmente pretende desmontar as mentiras e quem mente protege-se. Isto só acontece porque o GR não se deixa como moderador dos atores e opta pelo lado onde tem os seus tachistas.

Recentes desenvolvimentos chocaram de frente com uma GESBA votada aos interesses do seu próprio monopólio, uma cooperativa para dar boa vida aos seus administradores com uma atuação que relega para terceiro plano os bananicultores, os que produzem e razão de ser da cooperativa, que recebem uma miséria pelo produto do seu trabalho. A empresa pública falhou no dever de divulgar os dados solicitados pelos “verdinhos” e resolveu esconder-se atrás da narrativa do “sigilo comercial”.

Eles não dão água a pintos e ameaçaram partir para o Tribunal Administrativo, no fundo é a repetição da história das Listas de Espera e o SESARAM. Uma tática que já deu bons resultados noutros temas em que o Governo Regional se recusava a ceder informação. Veremos as cenas do próximo capítulo e que informação prestam porque esta gente está habituada a propaganda e a mentiras. 

A luta dos produtores de banana tem deixado o Governo Regional na defensiva, basta ver a forma como Albuquerque e o Secretário Regional da Agricultura se apressam a “tentar desmentir” as afirmações de que os agricultores regionais recebem hoje menos pela banana do que há 15 anos. É notória a prepotência e desprezo que Miguel Albuquerque e este Governo Regional têm pela agricultura e o abandono da atividade por parte de muitos produtores regionais é prova disso mesmo. Enquanto o secretário da tutela ... trata da sua vidinha.

Mas o caso da banana é mais grave, é que para além da GESBA deter o monopólio da gestão e comercialização da banana, é a empresa pública que recebe e gere todos apoios e fundos europeus, é ela quem decide o preço por kg, é ela que retém o lucro, é ela que decide a forma e os meios como a banana é comercializada e transportada e é ela que deixa os agricultores numa posição de “nova escravatura”. Foi ontem que li um artigo sobre esclavagismo no CM (link) ... será que estou intoxicado? Não creio.

“Escravatura” é a palavra que mais ouvimos da boca dos agricultores, principalmente daqueles que não têm medo de se fazer ouvir, como é o caso dos produtores associados da ABAMA. Reivindicam o aumento do preço por kg, que reflita o aumento brutal dos custos de produção, mas são confrontados com uma espécie de autismo “laranja” que ignora os apelos.

Há quem esteja a lutar para por a nu e perceber a relação que tem o monopólio da GESBA com o monopólio dos transportes de mercadorias, o porquê de termos banana da Madeira à venda na região acima dos 1,50€ por kg, assim como, por que razão o nosso produto chega ao mercado exterior a preço de ouro. Algo me diz que o verdadeiro “sigilo comercial” defendido pela GESBA, mais não é que uma “relação de amor” entre dois monopólios que inflacionam pelos dois lados para todo o lado. Vampiros a beber sangue dos bananicultores.

Sem dúvida que existe monopólios, sem dúvida que "matam" os madeirenses, sem dúvida que há uma oposição igual ao PSD e outra que vai cumprindo a função, pelo menos a JPP (link), porque mantém a pressão e não se aproveita dos assuntos populares para marcar só o ponto. É natural os azedumes nos escritos de Jardim, ao fim deste tempo, outro que se aproveitou dos madeirenses e tapa em vida todas as safadezas que deixou em forma de monopólios.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira