Fantasia ou grande lata, Miguel Albuquerque?


N a sua edição de 15 de abril (link), o Correio da Manhã (CM) – o jornal mais lido em Portugal – chamou à primeira página “Justiça caça 170 mil Euros a Albuquerque”. Nas páginas 10 e 11 da mesma edição, vem toda história. Fica-se a saber que a mulher de Miguel Albuquerque, Sofia Fernandes, pretendeu, logo após as buscas de 24 de janeiro passado, precisamente três dias depois, movimentar 170 mil Euros de uma conta bancária, mas o Banco deu o alerta e ficou congelada a transferência bancária, por ordem da Polícia Judiciária.

O CM ainda acrescenta que a filha de Albuquerque, Sara Albuquerque, a residir na Suécia, recebe mensalmente, desde há cinco anos, 1467 Euros de uma empresa controlada por Tony Saramago. Este empresário confirmou ao CM o pagamento dessa importância e alegou que a filha de Albuquerque estava encarregada de recrutar clientes para o Atalaia Living Care, uma IPSS que recebe milhões do Governo.

Tony Saramago é um grande amigo de Albuquerque. Neste círculo entra também o adjunto do Presidente, Roberto Almeida Santos, com negócios no campo do apoio aos seniores e no da energia. A sua esposa foi nomeada diretora de comunicação do Instituto dos Fundos Comunitários da Madeira (Despacho n.º 549/2023, publicado no JORAM, II Série, n.º 234, de 19 de dezembro de 2023). Este Instituto também trata do dinheiro do PRR, a "bazuca". 

Pelo meio, há também a aquisição e restauração de um prédio em Ponta Delgada, na costa norte da Madeira, que hoje é uma unidade de Alojamento Local, com uma tarifa diária de cerca de 500 Euros e que até janeiro passado pagava um IMI irrisório.

O CM apresenta factos documentados nas páginas mencionadas. Sobre os mesmos o diretor adjunto escreve um editorial, sugestivamente intitulado “O sintoma Albuquerque”, salientando que o líder do PSD-Madeira é um entrave ao pacto de combate à corrupção e uma pedra no sapato para o governo de Luís Montenegro.

Destes assuntos, nem o DN-Madeira nem o JM escrevem, porque os “jornalistas” estão amordaçados pelos donos daqueles periódicos. Mas logo esses “jornalistas” foram de carreira pedir a Albuquerque um comentário sobre as notícias do CM. O DN de 15-04, às 12:28, publicou uma notícia intitulada “Albuquerque classifica de "fantasia" o alegado caso de congelamento de 170 mil euros”. Pronto, o DN lavava assim a notícia do CM.

Albuquerque, porque tem medo da Justiça, pretende a todo o custo manter a imunidade, como conselheiro de Estado e como presidente do GR, para não ser julgado. Então vai jogando terra nos olhos dos madeirenses, através dos “jornalistas” do DN-M e do JM.  

Albuquerque sempre se considerou muito importante e inteligente e, com soberba, olha para os madeirenses como se fossem tontos, capazes de votar num homem acusado de oito crimes de corrupção e peculato.

Dr. Albuquerque: o senhor fala em fantasia, mas não desmente nada, com provas documentais. Engana quem? Primeiro, a si próprio, pois vive da mentira. Pois eu digo-lhe, através do Correio da Madeira, para não ser mais perseguido do que tenho vindo a ser, que o senhor tem uma grande lata para falar em fantasia, quando a Justiça está à espera de uma oportunidade para o deter. O senhor não é uma fantasia, é uma personagem real que envergonha a nossa Madeira.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 15 de abril de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira