A privação de sono na zona velha é claramente tortura


A privação de sono gera um povo irritado,
que perde a cabeça depressa e que quer resolver
rapidamente sem confiar em ninguém.
Quando se junta a maldade, a raiva toma conta.

P elo que percebo, há muita gente a se queixar de que não consegue dormir. Se a título de saúde pessoal pode ser atenuado com medicamentos, já aquele que advém da falta de gestão camarária, atuação da polícia e falta de civismo mostra bem a  falta de qualidade e sensibilidade dos líderes das áreas diretamente responsáveis.

Quero alertar para o facto de alguns tentarem o jocoso para se safarem nesta matéria, como que quem pede respeito e silêncio é um ser esquisito. Não tem muito tempo, nos Estado Unidos, uma festa numa moradia acabou com um tiro na cabeça do festeiro, não é solução mas é exatamente o que acontece quando alguém não respeitam e as autoridades não atuam para acatarem a ordem e a lei. Que sorte não termos armas.

Quantos nesta terra usam o Alojamento Local para festas, fazem a desbunda total, vem a polícia e quando acaba a intervenção tudo regressa ao mesmo pandemónio. Isto é falta de respeito total. Por quem aluga, pela vizinhança (é cínico alugar para fazer barulho longe da sua casa)

Os que se divertem na zona velha, os clientes que acedem a estar fora das horas legais e que não respeitam o sono dos outros, quando chegam a casa cansados da "rambóia" querem silêncio para descansar?

Alerto que a privação do sono é uma das maiores armas de Guatánamo e as ações chamam-se tortura, situação que foi denunciada por organizações humanitárias internacionais e que chegaram até a Corte Suprema dos Estados Unidos. A privação de sono enquanto tortura, segundo a Cruz Vermelha Internacional nos episódios de Guantánamo, são desrespeito pelos direitos humanos e pela convenção de Genebra. Quando se rirem dos casos de barulho que não deixa ninguém dormir reflitam.

Naturalmente, a privação de sono traz cansaço e fadiga, o corpo não consegue chegar as fases mais profundas do sono, criando sonolência, cansaço e perda da disposição, isto para começar. A falta de sono cria falhas na memória e atenção, o sono consolida as memórias e renova o desempenho cognitivo, permitindo ao cérebro uma maior capacidade de concentração, atenção e desempenho das funções. Como se é produtivo no trabalho com este desrespeito? A privação de sono provoca a queda do sistema imunológico, traz tristeza e irritabilidade, instabilidade emocional, impaciência. A permanência de privação do sono provoca ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou alcoolismo. E não pára a envolvência da privação do sono, provoca hipertensão e basta dormir menos de 6 horas por dia. O sono também dá descanso ao sistema cardiovascular, com diminuição da pressão e dos batimentos cardíacos. É por isso que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, infarto e AVC. Quero referir só mais uma, porque há mais, a privação de sono gera alterações hormonais e provoca consequências como atraso no crescimento, dificuldades em ter massa muscular, alterações tireoidianas, etc.

Este não é certamente o ambiente para cuidar de crianças e idosos, de pessoas que precisam de descansar para trabalhar (porque nem todos têm tacho no governo e entram à hora que querem), também não é pelo ruído que o investidor vai comprar uma moradia ou apartamento, vindo para gozar com calmaria a sua reforma ou simplesmente comprar casa. O ruído dá cabo do Alojamento Local.

O ruído é inimigo de todos. E aquilo que está escrito numa publicação que saiu há pouco (link), pelos anos que ocorre, confere aos autores e a todos aqueles que fecham os olhos, o mesmo estatuto dos torturadores de Guantánamo.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 10 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira