A Madeira é uma ilha de selvajaria


Eu estive num restaurante que não incomoda ninguém
e vi uma tasca que incomoda todos.

P edro Calado e Miguel Albuquerque estão a fomentar o aparecimento de gente sem respeito pelos outros na Função Pública e no trato diário, porque se sentem protegidos e podem fazer o que querem e entendem. Esta nova casta de "gente importante" até pode ter um tachinho sem autoridade mas armam-se, são do partido, tudo podem.

Antes de dizer ao que venho, quero traçar um panorama temporal. Jardim montou os monopólios para que mesmo que o PSD venha a perder eleições, o poder económico possa fazer em dimensão maior aquilo que sucedeu de sabotagens dentro da CMF. Isto é perigoso e já estamos a ver com a arraia miúda, o poder sobe à cabeça. O PSD a destruir é bom e poderia ser qualquer outro nos mesmos moldes mas é o PSD que tem o poder há décadas. A construir monopólios fazem pobres e enchem os mesmos. Mas, se na era de Jardim havia injustiça e "armadilhamento" da política, e isso já se pode traduzir em desrespeito, apesar de tudo havia uma certa ordem, um certo medo dentro do seu próprio partido, uma linha vermelha para não ultrapassar. Talvez fosse o seu autoritarismo, agora é uma bandalheira total. Agora não existe nada, só gente mal formada com poder. Foi com Miguel Albuquerque e Pedro Calado que a sociedade madeirense começou a definhar aos olhos de todos e a implodir. A Renovação ou o que existe dela, trouxe o desrespeito pelas pessoas, a total anulação da comunicação social, a inércia nas autoridades, ninguém desempenha mas todos agridem à sombra do poder.

Agora, a par de uma Justiça que vemos ajoelhada ao regime, percebemos que também há lugares onde a polícia não atua, estão completamente ausentes há anos para meter ordem e, não me venham com discussões sobre licenças camarárias passadas quando estão à margem da lei ou sobre um horário alargado no meio de habitação que é um erro de gestão e uma transgressão da lei. Se por estes dias vemos Pedro Calado a não respeitar um Tribunal Constitucional e se achar um deus numa Autarquia está tudo explicado. Falo das multas que são ilegais.

Ontem, depois de sair à noite com os amigos, respeitando os outros, deu-nos fome e encaminhamo-nos a uma pizzaria que fecha tarde na zona velha, há imensos anos, um "serviço público" pela "calada". Quisemos constatar coisas de que se ouve falar e ler, metemo-nos na "boca do lobo" e o resultado foi inimaginável. Percebemos que na Zona Velha há gente que não dorme e tem medo por trás dos tapasóis e percebemos quem são os agressores. Neste lugar com mais gente de outra faixa etária já tinha dado em batalha campal. Por lei, naquele momento, deveria haver silêncio e o que encontramos foi uma tasca pequena, "Poncha do Pescador", que vende para a rua e é nela, espaço público, que se dá a animação. Deveria ser 1:30 da manhã, falhando em poucos minutos, vimos um acordeonista a atuar à porta do bar, para a rua, animando os clientes. Estavam de facto animadíssimos e incentivados a fazer ruído.

Fomos comer a pizza, foi mesmo o tempo disso, para regressar a casa sem uma receção com rolo da massa, e porque os carros estavam no centro da cidade, decidimos regressar pelas mesmas ruas para rever o ambiente. Estava ainda pior (mais ruidoso), alimentado por bebida e a atuação do acordeonista. Mas desta vez com o pessoal louco também houve exibição de motos, o que me faz ligar àquilo que leio no CM sobre os ruídos das motas e a sua impunidade. Estes não foram na Via Rápida mas sim na Zona Velha. Eles saem de lá e andam loucos bêbados? Fica a questão.

Sou levado a pensar, pelo que vi, que a intenção de Miguel Albuquerque e Pedro Calado a proteger este tipo de empresários é o de vencer afugentando as pessoas das suas casas, o problema é que criaram uma sociedade de pobres sem dinheiro para comprar outra casa. Assim e tal como na Função Pública, os privilegiados do sistema não respeitam ninguém. Eu prevejo tempos piores e temo pela ira dos bons.

As autoridades se não exercem vão sair muito mal desta contenda, é um rastilho de pólvora e quando alguém perder a cabeça todos vão querer sacudir a água do capote, esta "água" que acumulam para dar guarida a protegidos fora da lei.

O que vi nesta última madrugada não é diferente do que se passa na Função Pública mas noutro formato. Miguel Albuquerque e Pedro Calado deram poder a gente menor e são culpados com Jardim pela pobreza e, os dois primeiros em exclusivo, pelo amordaçar das autoridades e da comunicação social. Seus seguidores, mal formados, só podiam se exibir assim.

Nota CM: foram enviadas fotos que optamos por não publicar. Confirmam o ambiente, tem marcação de data e hora.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 10 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira