O Governo Regional é um barco sem arrais

 

N o meio escolar, os "bandidos" são sempre os professores e funcionários? A ínfima parte da comunidade educativa que sempre vai a testes? Os professores é que não são exemplo para ninguém? A malta nova não se tem mostrado irresponsável, pois não? São os professores e funcionários que andam em grupos nas noitadas.

Quem hoje pegou no Diário pela manhã pensou que o GR era irredutível a prestar mais atenção à propagação do Covid-19 nas escolas. Carvalho pintou sucesso no primeiro período quando foi irresponsável. Nesta tarde, só passadas algumas horas, afinal e quase de certeza, o ardiloso Carvalho andou a usar o DN Madeira para jogar a última cartada para influenciar as decisões do Conselho de Governo, com certeza, depois do autoritarismo com que encarou os avisos das escolas, estava a prever que iria ser vergado e desautorizado. Desde o início de Dezembro que a comunidade educativa avisava, na comunicação social os casos davam-lhes razão. O secretário esticou até acabar o primeiro-período, veio as festas como se nada se passasse e nem o início do ano colocou a cabeça de Jorge Carvalho a zeros, elucidativo pela entrevista de duas páginas. O homem foi finalmente vergado, neste aspecto parabéns Miguel Albuquerque e Pedro Ramos.


Mas depois também existe Albuquerque em versão cata-vento. O presidente deve perceber que o é mas não está autorizado a dizer asneiras. Para quem lê o CM ficou bem clarinho numa publicação de ontem como testar toda a comunidade educativa levaria umas 7 semanas, incomportável para ser eficaz. Grande planificação, Albuquerque dizia todos mas já apareceu na comunicação social a afirmar "só se for necessário" (dizia que iria mandar testar todos). Na mais recente intervenção afirma que serão professores e funcionários os testados, não conhecia esta versão sectária da transmissão da Covid-19. Sabe-se disto por se andar em cima, quase que é preciso fazer um quadro de tentativa e erro, afirma e "desafirma", para se concluir o que querem. Quem tem responsabilidades já amanhã e tem que informar correcta e atempadamente vê-se "à nora".

Link da Notícia

O GR está a gerir politicamente a propagação e não sanitariamente, até nisto sugere culpados, professores e funcionários a serem testados, a larga fatia dos alunos são uns coitados nas mãos destes. Quem se lembra das palhaçadas das conferências de imprensa de imprensa da primeira vaga comparadas com as respostas deste momento muito mais exigente? Parece que o temporal de ventania já chegou ao governo, baralhou-lhes as ideias, está tudo a voar, e vai caindo aos poucos ... desordenado.


Entender o Governo é dose, vamos pelo que está escrito! Que é isto:

"Apesar das medidas desenvolvidas pelas autoridades regionais e da colaboração da população, para assegurar a saúde pública, ao mesmo tempo que procuramos manter em funcionamento toda a atividade económica regional, protegendo desta forma os postos de trabalho, confirmou-se um aumento do número de casos.

Desta forma, é necessário nos próximos dias, introduzir mais medidas, tendo em vista a não propagação do vírus.

A vacinação está em curso, mas todos temos de manter as regras necessárias de segurança sanitária, para proteção de toda a população.

Abertura das escolas

Na Região Autónoma da Madeira o universo dos professores, alunos e funcionários corresponde a mais de 52.000 pessoas.

Nos concelhos com maior incidência de casos: Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, o Governo decidiu que a abertura das aulas deve ser progressiva, no sentido de permitir às autoridades de saúde uma avaliação concentrada e dedicada da situação.

Nestes concelhos, à medida que as testagens forem sendo realizadas, os estabelecimentos de ensino serão abertos.

Prevemos que os estabelecimentos de educação / ensino, públicos e privados, dos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, estarão preparados para a sua reabertura até 11 de janeiro de 2021.

Os demais estabelecimentos de educação / ensino, nos outros concelhos, abrem no calendário definido, ou seja, a 4 de Janeiro de 2021.

As equipas de testagem irão iniciar o seu trabalho na manhã de segunda-feira, dia 4 de janeiro, nos três municípios identificados, com o objetivo de rastrear os mais de 6.000 professores e auxiliares educativos.

Na sequência desta decisão, as atividades extra-curriculares no Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, ficarão suspensas até ao dia 10 de janeiro de 2021.

Logo, todas as atividades que tenham lugar nestes municípios ficam suspensas, independentemente da proveniência dos praticantes.

Até à reabertura do respetivo estabelecimento de ensino, um encarregado de educação por agregado, que tenha de ficar em casa em virtude da necessidade de acompanhar o seu educando (com uma idade inferior a 12 anos de idade), por este frequentar estabelecimento de ensino nos 3 municípios referidos, verá a sua falta ao trabalho justificada.

Teletrabalho

A Administração pública regional irá reduzir ao mínimo, a partir de amanhã, o trabalho presencial dos seus colaboradores, optando, nos casos possíveis, pelo teletrabalho, até 15 de janeiro

Lares

As visitas aos lares ficarão suspensas até ao dia 15 de janeiro.

O Governo prosseguirá a testagem e a vacinação dos seus profissionais e utentes e continuará a limitar ao máximo a mobilidade dos profissionais inter estabelecimentos.

Restrição circulação

A partir das 00:00h do dia 5 de janeiro de 2021, é proibida na Região Autónoma da Madeira a circulação na via pública, entre as 23 h e as 5 horas, com as exceções a anunciar amanhã pela Resolução de Governo.

Horários funcionamento

Bares e restaurantes ficarão com horário limitado de funcionamento até às 22:30h, o que inclui a atividade de takeaway e atividade de restauração nas grandes superfícies.

Atividades desportivas não profissionais

Mantêm-se em vigor as orientações constantes das resoluções anteriores até ao dia 18 de janeiro de 2021.

Reforço da fiscalização

As autoridades irão manter a fiscalização no sentido de garantir o cumprimento das normas em vigor em toda a Região.

Todas estas medidas serão objeto de resolução de Conselho de Governo, que decorrerá na manhã de segunda-feira dia 4 de janeiro de 2021.

Funchal, 3 de janeiro de 2021"

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 3 de Janeiro de 2021 17:11
Todos os elementos enviados pelo autor.