Alerta Vermelho: mantenha-se atento à actualização do estado do tempo

 

Os valores da precipitação para segunda, quarta e quinta feira são elevados.

Desde o início do ano, um sistema de baixa pressão não tropical, com força de vendaval, vem se formando e orientando para o espaço geográfico entre a Madeira e os Açores. Nas últimas horas, o sistema tornou-se menos organizado e por essa razão as previsões podem falhar. O sistema desloca-se de sudoeste e não é o provável que seja capaz de se desenvolver numa tempestade subtropical, no entanto, algumas células dispersas continuam a produzir ventos e chuvas fortes e deslocam-se em direcção à Madeira.

Neste momento e a poucas horas da passagem pela zona, os modelos prevêem que atinja a Madeira. Noutras ocasiões já tivemos a "sorte" do desvio como no caso do Leslie ou perdendo força como no recente Theta, no entanto, ainda neste Natal recebemos a lição da capacidade de uma célula poderosa instalada em frente aos concelhos de São Vicente e Santana. Apesar da direcção do temporal indicar que é a vez do sul receber o mau tempo, com alerta vermelho, e as montanhas reterem a sua força para passar a Laranja na sua direcção para o norte, tudo pode suceder todavia, ou confirmar as previsões ou diminuir a intensidade.

Apesar de não ser em todos os concelhos, as medidas de contenção à Covid-19, decididas hoje domingo, acabam por se reflectir positivamente na protecção das populações em relação ao estado do tempo previsto. O melhor conselho é se manter atento até depois das 23 horas, para observarmos a previsão a 12 horas de distância do início do pico do mau tempo, sobretudo de chuva com algum vento. Esteja atento à actualização da previsão do estado do tempo para amanhã antes de ir descansar.