Alerta aos Ciclistas da Costa Norte da Madeira


Meramente ilustrativa.

Utilizem as Estradas Regionais para sua Segurança e Fluidez do Trânsito

Caros ciclistas,

E ste aviso é dirigido a todos os ciclistas, amadores e profissionais, que frequentam as vias expressas e túneis novos da costa norte da ilha da Madeira. Pedimos gentilmente que, por favor, considerem utilizar as antigas estradas regionais para a prática da sua atividade desportiva, o ciclismo, a fim de evitar o congestionamento do tráfego automóvel nesta região.

As razões para esta solicitação são as seguintes:

Segurança: As vias expressas foram projetadas para o tráfego de alta velocidade. As vias expressas e túneis não foram projetadas para o tráfego misto de veículos e ciclistas, o que pode aumentar o risco de acidentes. As antigas estradas regionais, por outro lado, oferecem mais espaço e melhores condições, um ambiente mais seguro para a prática do ciclismo, com velocidades mais baixas e menor volume de tráfego.

Fluidez do trânsito: As vias expressas e túneis são essenciais para o escoamento do tráfego na costa norte da ilha e para o deslocamento da comunidade local, especialmente para aqueles que se deslocam para o trabalho e para casa. A utilização destas vias por ciclistas pode comprometer a fluidez do trânsito, causando transtornos para a população que as utiliza diariamente para se deslocar para o trabalho, casa, ou para outros fins. A utilização das antigas estradas regionais pelos ciclistas contribui para a fluidez do trânsito nas vias expressas, beneficiando a todos.

Acessibilidade: As vias expressas são essenciais para a economia local, permitindo o escoamento de produtos e serviços. A sua utilização pelos ciclistas pode dificultar o acesso de empresas e clientes.

Paisagem: As antigas estradas regionais da Madeira oferecem paisagens deslumbrantes, proporcionando aos ciclistas uma experiência mais agradável e relaxante.

Impacto ambiental: As antigas estradas regionais oferecem uma experiência mais tranquila e em contacto com a natureza, permitindo aos ciclistas apreciar as belas paisagens da região.

Tranquilidade: Sem a pressão do tráfego, os ciclistas podem desfrutar da sua atividade com mais liberdade e tranquilidade, nas antigas estradas regionais.

Acreditamos que a utilização das antigas estradas regionais será mais vantajosa para todos os envolvidos:

Ciclistas: Maior segurança, ambiente mais tranquilo, paisagens mais bonitas.

Condutores: Fluidez do trânsito, menos congestionamentos.

Comunidade: Preservação do ambiente e das paisagens naturais.

Convidamos todos os ciclistas a colaborar nesta iniciativa, utilizando as antigas estradas regionais para a prática do ciclismo.

Juntos, podemos garantir a segurança de todos os utentes das vias públicas e contribuir para a fluidez do trânsito na costa norte da Madeira.

Obrigado pela sua compreensão e colaboração.

Atenciosamente,

Informações adicionais:

  • Mapa das antigas estradas regionais: LINK
  • Dicas para ciclistas na Madeira: LINK 
  • Contactos da Associação de Ciclismo da Madeira: LINK 

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 15 de março de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira