A certidão de óbito do CDS Madeira

 


Longe vão os efusivos festejos do CDS-M com a maior derrota de sempre na noite eleitoral de 22 de setembro de 2019. Na altura havia oportunidades pessoais, agora cada vez menos.

Rui Barreto parece o Chicão mas não é esperto.
Vai cumprir o fim do CDS-M.

O ntem, o Rui Barreto passou a Certidão de Óbito do CDS-M, os que se servem do partido estão tão focados em manter a sua vida resolvida e não enxergam um boi... ou não querem enxergar. Tal como o PSD-M, que se une por questões económico-financeiras de cada um, o CDS-M é mais um partido unido por "cuspo". Aconselho àqueles militantes que são críticos a estudar outro partido onde consigam aplicar as suas mais valias à causa pública, Quando estes saírem, vai ser como o Rui Fontes, é preciso começar do zero e ninguém espera, querem tudo no imediato. Não esquecer que depois vão ter estas toupeiras todas a dizer o famoso "estão a ver, não fazem melhor, é só língua".

Quando Rui Barreto afirma que existe uma entidade ou identidade autónoma, pensante e política no quadro da coligação com o PSD-M é a mais completa mentira e isso está-se a ver nestes 3 anos. O CDS-M não emite uma opinião ou posição diferente, nem move qualquer palha entre portas para influenciar o PSD-M a governar melhor e para todos. O CDS-M vive no mesmo sectarismo, só quer saber de si, fica quieto e calado para estar em graça, rezando pela coligação, porque se for a votos, autónomo e pensante ... morre. O CDS-M tem no Youtube uma tremenda quantidade de vídeos de gente pujante, que fez afirmações potentes nas Regionais passadas que mostram como se tornaram uns tachistas amestrados. Lopes da Fonseca, Rui Barreto e José Manuel Rodrigues arrancam gargalhadas com esses vídeos de outros tempos vistos agora.

Mesmo havendo necessidade de ser supostamente leal na coligação, o CDS-M poderia provar nas duas frentes do executivo como governa melhor, na secretaria de Rui Barreto e de Teófilo Cunha mas isso não acontece e são secretarias fracas no executivo de Albuquerque. Quanto a José Manuel Rodrigues, leva um mandato a assobiar para o lado, cativando o Jet7, mais armado em agente de artistas para atuações no Centro Cultural da Alfândega. Ele vive feliz e de um Parlamento vai fazer também um TV com amigos. A ARAE, outro local para mostrar serviço, basicamente é mau com os fracos e foge dos grandes, depois acompanha a banalidade no expediente. Na Saúde, o CDS-M foi o mais completo fracasso e ela está a ser privatizada e produz péssimos serviços à população, só faz elogios quem não está ao lado do povo, num momento em que uma incompetente renova a Presidência do SESARAM.

Quanto ao motivo da notícia é mais um momento de péssimo jornalismo, os antigos venderam-se, perderam discernimento e parece que têm de sacar uma notícia onde não há, por agenda. Os novos acham que o seu estágio está a ser feito numa empresa que seja exemplo, não é para ninguém. O CDS-M, por se ter vendido ao poder e ser cãozinho domesticado do PSD-M, pode ser o cartão de visita de um CDS nacional sem influência para mostrar, eles vêm cá, o CDS-M julga-se importante, cumpre-se o interesse de ambas as partes mas o que de facto acontece, por calendário eleitoral, é que o CDS-M está atrasado no tempo porque aqui também vai cumprir a queda do CDS e verá o seu espaço absorvido por novos partidos, radicais ou moderados, mas certamente com maior intervenção que não esta do CDS-M a bajular o PSD Madeira e a pedir encarecidamente uma coligação ... para o bem bom não acabar já. O eleitorado não se identifica com o "PSD-B" ... lado B.

O PSD-M não precisa do CDS-M para governar nem estar à frente de áreas do executivo ou da ALRM, só precisa dos deputados que lhe dão maioria absoluta. No interesse do PSD-M, para não levantar ondas, o CDS-M será tolerado até à estocada final, dão-lhe o que quer ouvir, ficam contentes,  aguardando por sondagens inequívocas. Quando o PSD-M souber que não precisa do CDS-M tira-lhe o tapete, porque precisa das secretarias do Governo e da Presidência da ALRM para contentar os seus.

Se o CDS-M tivesse miolos, rezava muito para que o PS-M fosse adversário temível e estivesse a retirar votos ao PSD-M ou a manter o voto útil de 2019, mas como, pelo que se vê, está em ciclo contrário enfiado nos mesmos monopólios do PSD-M, sem discurso nem afastamento convincente, envolvido com a comunicação social que o vai tramar (parecem o PSD-M com o CDS-M, têm o jogo na mão a aguardar o momento...). O CDS-M Madeira deveria ter a lucidez ativa de que está num beco sem saída e amarrado curto, o beco é tão estreito que nem consegue se virar para inverter o sentido. O CDS-M aguarda sem jogo. As afirmações de Rui Barreto são necessárias num quadro irreversível, para manter o que existe unido, a aguardar por melhores dias onde mesmo com alguma derrota copiosa, manter os tachos motivará saltos efusivos de alegria. Quando cada um cumprir pessoalmente a sua meta de manter o tacho ... mas mesmo assim, sem resultado porque coligado, vão comer o que o PSD-M quiser e ... isso não é fusão?

Está cada vez mais fácil ao PSD-M ganhar folgadamente sozinho com tanto incompetente político, incapaz de fazer as leituras da realidade e isso acaba em chute no CDS Madeira.

Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 25 de Setembro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira