É preciso cartão laranja para o rally.


M uitas vezes se acusa de inveja o que é injusto e de ressabiamento quando se acerta na verdade, sou um indivíduo que gosta de rally e está a trabalhar. Já gostei mais, quando não era um Rally Vinho Madeira Regional com uns convidados, a receber rasgados elogios de toda a plebe dependente dos tachos e favores da Governação Regional. Secaram o internacional e agora fazem festa com um "regional". Vamos por partes.

Se a Tolerância de Ponto é para a Função Pública e se nela só entra gente com o cartão do PSD ou cunhas das elites, então é um brinde a militantes e simpatizantes do PSD, em boa maioria absoluta. Mas se também sabemos que muitos carros correm com patrocínios nascidos em Concursos Públicos, então o rally é um divertimento de ricos e assalariados do Erário Público. Não vi fazerem reportagem sobre outros pilotos que não entraram porque a economia regional não tem patrocínios para eles. É a plebe dos rallies sem jogadas com dinheiro público ou na esfera dele. Bem diziam que a Madeira já não é de muito madeirense. Alguém diz isto? Nem certa comunicação social imbuída no falso sucesso com o erário público quando já foi parente pobre. Como se esquecem rápido e se convertem. 

Mas também o próprio rally não se realiza sem um bom patrocínio do Governo que, para melhorar, só com maior investimento, diz Paulo Fontes, herói com este pequeno pormenor. Nem por um momento falou do ferry, ou seja, se o nosso rally tiver um bruto patrocínio e o Europeu da modalidade se orientar (segundo a leitura Paulo Fontes, eles é que estão mal), continuaremos com os mesmos problemas. O Rally Vinho Madeira é, será, como o Hospital Novo quando receber esta gestão que vemos. A verdade é que não há eventos sem dinheiros públicos porque não existe economia regional.

O rally é como o futebol na promoção, mas bem menos democrático, ao futebol podemos ir todos. De maneira que, quando todos os que querem rally participam na mentira, de que tem grande destaque internacional, e vão escarafunchar para justificar os patrocínios, uma parte dos madeirenses, sempre os mesmos, ficam com o ónus. É natural que esta gente esteja a desaparecer da Madeira.

Agora vamos a uma verdade mais dura, um rally regional com vedetas sénior a pataco, como se compra prémios, porque haveria de ter grande destaque internacional, quem é que eles de fora conhecem para lhes chamar a atenção? O Co-piloto Pedro Calado? A massificação turística que temos se visse neste rally concorrentes que conhecessem aderiam, assim é um estorvo em 3 dias nas suas férias. Percebem melhor?

Quem segue a Fórmula 1 sabe que durante uns anos houve ali um marasmo e só arrebitou quando houve competição a sério, com pilotos que arrastam multidões. O final do ano passado toda a gente viu, competição ao último segundo. Eu imagino a propaganda da Fórmula 1 sem escarafunchar. Não é comparável? Porque não ir a outros rallies e perceber isto? O nosso rally é uma competição num curral, atrevam-se a adicionar mais nomes nas "lápides" em frente ao CSM para perceberem em que ano começa e já se habituaram. O Rally Vinho Madeira é para convívio, como a festa do PSD é pelo artista convidado, fora a plebe do cartão.

Eu gosto de rally mas não desta burla coletiva que mais uma vez se efetua com o beneplácito da larga falange laranja, que dá os foguetes e apanha as canas, mas as despesas da ostentação estalam nas mãos dos mesmos madeirenses de sempre que nunca merecem mais do que caridadezinha, sem alegrias nenhumas.

Eu gosto de rally? Gosto! Sou invejoso? Não, creio que não tratam todos os madeirenses por igual. Sou ressabiado? ... porquê? Porque disse umas verdades? Há quantos anos temos este modelo de rally com muita ostentação para fingir que estamos bem? Não passa de política.

Conclui-se que a Madeira é cada vez mais uma terra com mais olhos do que barriga mas não tira pessoas da pobreza nem é para todos os madeirenses. Viva o hobby do regime.

Nota: Pedro Calado não exigiu um logo laranja ao rally? Ele sabe bem mostrar como governam para meia dúzia com os seus instintos.

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 5 de Agosto de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira