O lugar do morto


E o padre ... Calado.

L i este texto que vocês publicaram (link), o que me chamou à atenção para ver o que aconteceu e vi o JM (link). O único lugar onde escrevem transparente hoje em dia é no CM, não é que os outros mintam mas fogem a sete pés da cruz. Não foi o caso. Todos querem ser inócuos, inertes, sem suscetibilidades, insonsos. Antes fosse!

Enquanto não tomei conhecimento integral deixei-me quieto a ler e a ouvir, o chat não parava e percebi que não era o único com a mesma ideia. Muita gente tem opinião pela calada. Em dezenas de anos, Jardim que é um estica-vergas e tem seus exageros, nunca fez monopólio num funeral. E pergunto, em que qualidade açambarcou Pedro Calado o funeral? Foi no lugar do padre, da família, do defunto? Concorrente de ralis é mais próximo? Qual é o relacionamento superior que ultrapassou o padre e a família? Reparem que a família aceitou mas não sei se pode falar ou vai sorrindo. Que abuso este de filmar e publicar nas redes sociais o funeral dos outros, usando o momento para si, em "campanha"? Isto agora é tudo indecoroso? O pobre a receber caridade, o sem abrigo a receber visita e o funeral a ter discurso emotivo? Quem não conhecesse este senhor... Pois, já vão conhecendo. O outro é que tem de ir preso.

O problema é que estou aqui a escrever esta piroseira com um episódio inarrável destes, até porque anda nas redes sociais (link)! O grau de estupidez aumenta de dia para dia, sobretudo nas redes sociais quando as pessoas não analisam de forma livre e se põem a defender o líder do seu ganha pão a qualquer custo.

Eu vi o culto de um indivíduo a ser coberto pelos seus jornais como algo aceitável num funeral, com direito a vídeos nas redes sociais. Eu não consigo perceber como há sentimento neste ambiente, isto é deveras desconcertante, tanto que já não sei como é que as pessoas diretamente visadas e atónitas levam isto. Se calhar pelo melhor para não descambar ou se calhar até aceitam. Não sei, isto é um desabafo meu.

A política que não está no executivo e na assembleia aparece no funeral para ter protagonismo? Quem se julga? Não tire o lugar da família! Eu tomei conhecimento do caso por esta sequência, vi no CM, vi comentários num ocorrências ... e este fez-me impressão, vou copiar:

O discurso foi bonito, o que não foi bonito foi travar as homenagens dos seus amigos/irmãos de coração. Os seus amigos irmãos de coração não conseguiram discursar depois de terem preparado os discursos com muito amor e amizade. Paz à sua alma e abraço solidário aos pais irmã família e amigos.

Depois vi no Diário e finalmente no JM (link) que dissipou dúvidas, com o respetivo link para o autor da proeza. Portanto, se o JM achou que estava a promover o indivíduo, a mim provocou o contrário.

Ainda escrevo meio atónito. E lá se foi o momento que jamais se repetirá para emendar! Porque é que o autor não governa, trate de acabar com a violência, a droga, o vandalismo e o nudismo na cidade, repor o cabaz vital, enfim. Não banalizem e instrumentalizem a morte. Que mania de se meterem em tudo.

Dizem que ao lado do condutor é o lugar do morto. Quantas e quantas vezes é o lugar do co-piloto mas há um aqui pela ilha que é maior do que todos os pilotos, ele até no funeral rouba o lugar do morto e passa a notícia de rodapé. Quem diria, o piloto estava há muitos dias com mais popularidade e protagonismo e lá veio o co-piloto. Que raio de sede de protagonismo e fome de poder. Está doente!

Imagino a quantidade de pensamentos em silêncio com este episódio, solidariedade e pêsames, se sou eu que estou errado nesta nova sociedade, peço desculpas. Se a família consentiu está no seu direito. Se foi surpreendida ... imagino. Quem deveria saber dominar o protagonismo foi o "protagonista" do funeral que não foi o defunto. Pronto, já passou, a comunicação social não vai ter sentido crítico para o monstro que eles próprios estão a criar. Eu imagino como será daqui para a frente com outros defuntos, o precedente está aberto, qualquer dia deixa de haver um ato religioso para haver um comício promocional.

Publicação relacionada: Entre o Céu e a Terra fica o Purgatório (link)
Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 19 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira