Procuro Apoio Desaparecido


N ão é novidade que somos cada vez menos. Ontem foi capa na imprensa que o saldo natural atingiu, em 2021, o valor mais baixo em 50 anos, na Madeira. Assistimos a uma total inércia dos nossos governantes que nunca mais procuraram apresentar medidas para combater esta realidade. Na verdade, nem se apresentam novas medidas nem se mantêm as que já existem.

Há uns anos (01/2019) surgiu a iniciativa “Kit Bebé”. Um cartão com um saldo de 400€ que poderia ser utilizado em qualquer farmácia da Região. Este valor foi mais tarde reforçado para 500€ (01/2020) mas o sistema funcionava da mesma forma: o cartão era disponibilizado no espaço da maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça e poderia ser usado até a criança completar 1 ano de idade. 

O valor atribuído poderá parecer elevado, mas dá para pouco mais do que as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação. Era já uma grande ajuda e era um apoio que funcionava. Disse funcionava, pois, as mais recentes alterações, nomeadamente a passagem para uma plataforma eletrónica, só veio dificultar a situação. Há também relatos de que existem problemas com o Tribunal de Contas. A verdade é que há pais que estão meses à espera deste apoio e nunca mais chega. 

Deixo algumas questões: 

  • O cartão vai chegar antes do bebé fazer um ano?
  • O prazo de utilização do cartão será alargado?
  • Têm a noção que este cartão era em grande parte utilizado para a aquisição das vacinas e que neste momento devido a este atraso são os pais a avançar com esses custos?
  • Quais são as medidas do governo perante o agravamento do nosso saldo natural? 

Fica aqui este testemunho para que daqui a uns dias ou no dia 01/01/2023, quando o Sr. Secretário for tirar a fotografia da praxe no Hospital, não venha dizer que está tudo bem e que o apoio funciona.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 28 de Abril de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira