Na Madeira as ONG´s são afinal OMG´s.

 

Imagem de fundo é do DN-M (link)

A s fotos mostram o que é a acão de uma ONG e a ação de uma OMG, Vamos ao significado destas palavras. ONG – Organização Não Governamental, é uma organização social sem fins lucrativos, nunca visando o lucro ou ligado a governos, é constituída por grupos independentes de pessoas que se dedica a ações sociais. OMG – Organização Muito Governamental, sem fins lucrativos, mas com “voluntários” funcionários do DESgr pagos por todos e para contribuírem para o êxito do regime, constituída por grupos dependentes de quem lhes paga os ordenados. 

Recentemente fui surpreendido com uma noticia no dn-M que dizia que a Fundação Portuguesa “A comunidade contra a Sida, secção da Madeira” tinha prolongado a parceria com a jsd-M [ Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” – Delegação Madeira e JSD Madeira renovam parceria — DNOTICIAS.PT ] (link)

Confesso que não percebi esta notícia, como outras tantas com o mesmo teor.  Porque a jsd-M é tudo menos apartidária, não é? Ou estarei enganado?

Felizmente tenho, talvez seja da idade ou da experiência, algumas pessoas conhecidas em ONG´s e tive de questionar se seria possível isto acontecer. Protocolar ou fazer parcerias com partidos ou juventudes partidárias. E a resposta foi rápida. Não. Nada de trabalharmos com partidos ou sucedâneos. Somos independentes. Mas a Madeira …é um caso especial. Os que lá estão …. São muitas vezes nomeados com as facilidades que o DESgr (o DES é meu) dá, em gente e ordenados.

Lembrei-me também do Banco Alimentar contra a fome e a forma despudorada como a sua presidente, funcionária da Segurança Social, fez campanha autárquica pelo regime psd-M. 

Não, nada. A resposta foi a mesma. Aliás, nem queixas formais tinham sobre o assunto. Fui a primeira pessoa a abordar (tive de enviar uns links e fotos ) de situações destas (uma ONG que recebe muito de continentais, para dar aos mais carenciados da Madeira, mas fazendo campanha aos candidatos do psd-M ).

Cáritas nacional? Claro que não. Somos independentes, trabalhamos no âmbito dos apoios que a igreja católica concede, mas nada de sermos a favor deste ou daquele. Apenas dos mais pobres.

Falei com alguns amigos de bancos (em Lisboa ). “Olha…vocês concedem melhores condições a quem for enviado pela jsd-M ou psd-M ?” E a resposta foi quase sempre “estás maluco, onde ouviste isso?”. Disse eu “Caro Dr. M.. é que me dizem que na Madeira, o L.G. quando foi ao banco sozinho era uma coisa, mas com o “toque” do M. e mais ainda do P. aquilo já correu melhor”. E são muitos os exemplos que poderia dar deste tipo…

Luís, disse-me o amigo F., nós não somos a Santa Casa da Misericórdia. E se os colegas dão… é lá com eles. Mas vou ficar aqui com o apontamento. Passados uns dias… “Luís... parece que …”

Tudo isto para dizer que demasiadas ONG´s nacionais com secção na Madeira, fazem e dão apoio ao regime (e às descaradas) violando os seus deveres e regulamentos. Mas que nacionalmente nada sabem. E porque nada sabem, nada podem fazer ou chamar a atenção. 

Aliás, quase sempre os responsáveis dessas ONG´s, que são voluntários “pro bono” no continente, na Madeira são “eleitos e pagos” pelo DESgr na Madeira (mais um job ONG ou melhor, OMG para os ungidos do regime )

O giro nisto é que tive o cuidado de tentar telefonar para o Banco Alimentar da Madeira e a presidenta… não estava (ou nunca estava nas minhas 3 tentativas). Isto foi um exemplo, tenho a certeza de que em outras “ONG´s” locais a resposta seria a mesma. Nada como lugares à maneira para votos à maneira.

Uma chatice….

Por isso, se estão a favor do regime e são pagas pelo regime, tomando partido do regime, é claro que organizações independentes nunca serão. E nunca se contribui para uma OMG – Organização Muito Governamental. Apenas para uma ONG – Organização Não Governamental. Coisa que muito pouco existe na Madeira. As ONG´s com secções aqui. Tipo ordem dos médicos, ordem dos advogados, ordem dos jornalistas, ordem dos economistas, ordem dos Engenheiros, ordem dos enfermeiros, sindicatos …….  

Uma vergonha.

Luís Alberto Matos

Enviado por Denúncia Anónima.
Sexta-feira, 25 de Março de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira