O cancro do plátano

 

O cancro é uma doença vascular incurável que afeta os plátanos e faz com que morram. O fungo responsável (Ceratocystis platani) entra na árvore através das feridas no tronco ou raízes e coloniza muito rapidamente os tecidos. Também pode ser transmitido de árvore para árvore por contato com a raiz (anastomoses) e persistir no solo e nas raízes de árvores contaminadas por vários anos, enquanto permanece um contaminante.

A movimentação do fungo no Plátano, por seus órgãos de disseminação, por detritos de madeira contaminados ou por meio de água ou ferramentas e maquinaria de trabalho (veículos, dispositivos para pendurar ou fixar em árvores, ferramentas e maquinaria para poda, roçada, roçagem, terraplenagem, etc) constitui um grande risco de propagação da doença. O cancro, designado por "cancro colorido" em França, mata plátanos em apenas alguns anos.

Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas da doença são típicos, as fotografias podem ser vistas no site da Organização Europeia de Proteção de Plantas (EPPO) . O cancro causa lesões azul-pretas ou roxas ("chamas azuis") na árvore na casca dos troncos e galhos. A casca seca gradualmente, a necrose se espalha, a folhagem fica amarela, o que leva ao ressecamento geral da árvore que acaba morrendo.


Onde está o cancro presente?

Pelos vistos também na Madeira ...

Originária do continente americano, esta doença teria sido introduzida na França, nos arredores de Marselha, durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de caixotes de munição de madeira infectados. Desde então, a doença progrediu em diferentes regiões do sul da França, e atualmente afeta as regiões de Provence-Alpes-Côte d'Azur (PACA), Occitanie, Auvergne-Rhône-Alpes, Córsega, Nouvelle-Aquitaine, Pays- de la-Loire e Ile-de-France.

Como lutar contra o cancro dos Plátanos?

O cancro do Plátano é um organismo nocivo regulamentado, cuja introdução e disseminação são proibidas, de acordo com as normas nacionais e europeias em vigor.

A nível europeu, a partir de 14 de dezembro de 2019, o cancro colorido do plátano será classificado entre as pragas de quarentena e, por conseguinte, será sujeito a controlo obrigatório em toda a Comunidade.
Em França, o cancro "colorido" do plátano é reconhecido como um perigo para a saúde de primeira categoria e está sujeito a controle obrigatório em todo o território nacional. Essa luta é organizada pelo decreto de 22 de dezembro de 2015, que dispõe sobre medidas de vigilância, profilaxia e erradicação para prevenir sua introdução e disseminação.
As medidas de erradicação incluem o estabelecimento de áreas demarcadas ao redor de cada plátano infectado em um perímetro correspondente à capacidade de disseminação do organismo. Os plátanos localizados neste perímetro são abatidos e destruídos. As medidas de profilaxia obrigatória destinadas aos operadores visam prevenir a propagação do cancro por meio de equipamentos de manutenção e trabalho que representem maior risco de disseminação a médias e longas distâncias.
Nenhum tratamento curativo existe até o momento. Neste contexto, a estratégia de controle atual é baseada em vários elementos-chave:
  • Alguns métodos profiláticos para prevenir a transmissão do fungo para árvores saudáveis ​​(o fungo pode ser transmitido através de uma lesão)
  • A monitorização e a detecção precoce da presença do patógeno,
  • A erradicação deste pela destruição da planta infectada de acordo com procedimentos rígidos sob o controle dos serviços encarregados da proteção vegetal,
Corte preventivo de árvores localizadas perto de árvores infestadas. Este último ponto é necessário, dada a propagação do patógeno para os plátanos circundantes via contatos de raízes (anastomoses).
Como se proteger de qualquer nova contaminação?

É disponibilizado ao público em geral, aos patrocinadores das obras e a todos os operadores potencialmente interessados ​​um guia de boas práticas relativo ao combate ao cancro colorido do plátano. O objetivo é consciencializar os operadores sobre os problemas, obrigações e práticas a serem implementadas para:
  • Erradicar plátanos contaminados de um local infestado;
  • Evitar a propagação do cancro.
 

Este texto é publicado pela plataforma do Correio da Madeira, suporta-se nos elementos do Ministério da Agricultura e Alimentação de França (tradução) e tem a inserção de um vídeo publicado por Miguel Bettencourt, apoiante do candidato Pedro Calado (link). A intenção é informar e não política.