Projeto Frente Mar de São Vicente

 


J á está em discussão Publica o Projeto para a requalificação da frente mar de São Vicente. Confesso que esta ocorrência e reportagem do DN que partilho, TEM de ser mais do que suficiente para não avançarem nem um centímetro mar a dentro. Ainda vamos ver o Sr. Garcês a dizer que não acredita no matutino e que nunca aconteceu, olhe que o patrão agora é outro … na marina do Lugar de Baixo não havia nenhuma prova destas, apenas uns patas rapadas que avisaram para o que aconteceu, foram apelidados de engenheiros de 4 classe e lá se foram 130 milhões e, sem nenhuma explicação, erro, desculpas, nada, só uns tapumes e pagos também por nós…

Mas lá gastei um tempinho para ler o EIA deste projeto e, digo-vos, que está ao nível das Ginjas mas com menos páginas ufa.

Antes de mais, uns engenheiros ambientais aprovam um estacionamento em cima da praia para 14 autocarros? Mais uma empresa formada “dias” antes?  Não acredito que caíssem nesse mesmo erro, para senhor Barreto deve de ser suficiente …
  
Pagina 5 - um estudo de impacto ambiental que fala em estratégias turísticas, what?, “Utilizada como ponto de passagem a caminho de Porto Moniz (zona noroeste da ilha), com o mar e “o calhau” a norte e a escarpa rochosa a sul, a zona da frente mar tornou-se numa faixa dinamizadora do comércio e cultura da região”. E será ainda mais zona de passagem e menos de cultura? Sim porque as nossas praias de calhau são a nossa cultura e não estacionamentos e promenades em cima das mesmas. 

“Assim, o presente projeto visa a requalificação da frente mar de São Vicente, no sentido de valorizar os espaços proporcionando ambientes agradáveis e apelativos para desfrutar a natureza e ter contacto com a cultura local, nomeadamente ao nível da restauração e comércio, mas também na vertente do folclore local”

 Qual natureza? Almoçar/jantar a ver autocarros, boa srs engiiiinheiros e qual folclore? 

“Esta proposta vem, estrategicamente, para contrariar esse desinvestimento. Vem colmatar a falta de estacionamento nesta zona, a dificuldade de circulação automóvel e pedonal, reavivar os edifícios, restaurantes e a sua economia, vem atrair a população madeirense e estrangeira para estar neste concelho e em particular neste local mais conhecido pelo calhau. A Frente Mar de São Vicente, com esta proposta, será parte da capa principal na propaganda da ilha da Madeira a nível regional, nacional e internacional.” 

Qual calhau se vai estar coberto pelo estacionamento e sim, vai ser conhecida como a tal Madeiqa. Fala em acessos ao calhau mas se vai avançar 6 metros, vão marcar horas para o turismo ver os calhaus na maré vazia? 

Para não maçar mais o tico e o teco, por hoje acabo com esta - Zona 5 estacionamento para 14 autocarros ora 14 vezes 50 lugares dá 770 pessoas nem metade deste dá para encher toda a restauração ali existente. BRAVOOOO

Cenas dos próximos capítulos, seguem-se.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat Facebook
Segunda-feira, 5 de Julho de 2021 21:30
Todos os elementos enviados pelo autor.