Velocidade Furiosa 9

 

O s jornalistas idóneos mais procurados da Madeira, estavam no Tecnopolo a levar a primeira dose da vacina contra a raiva quando o telefone tocou. Era a Sissi a informar que o Presidente do Governo e o seu Vice iam descer a estrada das Ginjas de trotinete, para provar que a estrada é mesmo um desejo antigo da população de São Vicente.

Espantados pela ousadia e ainda com as agulhas penduradas nos ombros, os jornalistas idóneos do Correio da Madeira saltaram para a trotineta elétrica e apanharam uma boleia na carroçaria de uma camião da AFA que, por acaso, ia para aqueles lados acabar a estrada.

Sessenta minutos depois chegaram às Ginjas, onde estava o Presidente da Câmara de São Vicente sentado numa cadeirinha, a babar-se para a bandeira axadrezada que tinha na mão. 

A população de São Vicente e todo o Governo Regional estavam presentes a aguardar com expectativa a chegada dos corajosos governantes, uns rezando para que fosse Pedro Calado, outros para que fosse Miguel Albuquerque. Enquanto a Secretária do Ambiente, trajando um lindo vestido masoquista de cabedal, lia os dois parágrafos do enorme discurso que ia fazer sobre a chuva invisível. Eduardo Jesus chamava nomes a uma vaca, porque tinha pisado uma bosta, perante o gozo de Jorge Carvalho dizendo-lhe que ele não se preocupasse porque era “Merda Digital”.

Enquanto Pedro Ramos testava em si próprio um desfibrilador, entre respirações, mas não tinha carga para aquele corpinho, Rui Barreto perguntava a Pedro Fino se o Estudo de Impacte Ambiental pelo menos dizia quanto tempo é que demorava a descida. Humberto Vasconcelos fazia promoções de bananas a 2€ e carqueja a 1€ numa barraquinha de um compadre financiada pelo PRODERAM, por este sofrer de síndrome vertiginoso desde que recebeu o apoio.

O tempo passava e o nervosismo aumentava nos presentes. A sondagem do JM, baseada numa amostra a quatro dirigentes da Associação de Tiro e Caça de São Vicente indicava, com um erro de 56%, que Pedro Calado iria ganhar a corrida com 1.2 segundos de avanço sobre Miguel Albuquerque, mas como nesta coisa de sondagens nada é certo, vários tachistas do Governo rezavam a um canto para que fosse Miguel Albuquerque, porque Pedro Calado é conhecido por tirar o tapete quando menos se espera.

De súbito ouviu-se o guinchar dos pneus à saída da quadragésima curva das Ginjas e as trotinetas passaram a linha da meta a mais de 210Km/H, lado a lado, sem ninguém em cima.