Líderes e o recurso à Irracionalidade!


"As massas são irracionais". Serão mesmo! Desperte!

A individualidade permite raciocinar, pensar e manter a capacidade de distinguir entre o bem e o mal. Um grupo, bem manipulado e incendiado, por um, e só, apenas, um líder, com o dom da palavra, perde a capacidade de pensar, o grupo movimenta-se como uma unidade robotizada, com o foco apenas no que é incentivado a executar, sem pestanejar, sem pensar e muito menos se opor ou contradizer.

Na política e num passado não muito distante, na vigência de um século, existem alguns exemplos de partidos políticos, experts na manipulação de massas com recurso à irracionalidade e ao bloqueio do pensamento. Hoje assistimos ao renascer de uns, que felizmente, são uns péssimos macacos de imitação.

Ao líder, ninguém ouse contradizer ou sequer fazer frente, ao partido, ninguém pode criticar ou fazer uma sugestão que aborreça o líder. Ora, o pior disto tudo, pasme-se, é que basta um louco inteligente e manipulador para convencer centenas que, cegamente, sem reclamar, o seguem e aclamam. Senão, vejamos os nomes que hoje os mecanismos de controlo, de manipulação e imposição da doutrina, tomam possível as pomposas comissões de ética que outros, no passado, chamaram de "lápis azul".

Hoje, as redes sociais são infiltradas por milhares de agentes inquisitórios, os tais perfis falsos, que criam as notícias falsas e manipulam a informação. Nos próprios mass-media, alguns são mais agências de contra informação, ao serviço de governos e partidos, envolvidos na manipulação das massas e no aproveitamento político da sua irracionalidade, jornais que antigamente eram companheiros de leitura no café da manhã.

As campanhas eleitorais, são hoje jogos de manipulação, diversão, distração, de engodo, de enganos, onde doutorados em marketing treinam candidatos a políticos, os mesmos que em simultâneo são amestrados para governar sob a batuta de organizações nos bastidores, onde a ditadura manda na democracia.

Como julgam que aparecem partidos como os "podemos" ou os "Chegas"?

O líder foi escolhido, depois treinado e amestrado, o grupo e outros grupos, talhados pela mesma matriz doentia. Eles tornam-se únicos, os puros, os intocáveis, mas, de neurónio único, robotizados e manipulados. Um sinal claro dessa manipulação irracional, são os seus congressos, onde o líder é sempre reeleito, o mesmo líder é sempre candidato único, ninguém o enfrenta nem ninguém discorda.

Julgava, na minha ingenuidade, que hoje isto já não fosse possível. Que imbecilidade, sim, pois quem apenas reage por instinto, é imbecil. Será esta gente capaz de governar? Ou a sua intenção será pela ignorância, pela irracionalidade e pela generalização da imbecilidade tomar o poder e governar uma população assanhada mas que não "ladra" nem se revolta?

Eleições, hoje em dia, com esta e outras realidades, não decidem nada, nem reflectem a vontade do povo, elas são manipuladas com recurso a estratagemas de dominação da vontade das massas, o poder da sugestão potenciado pelas novas tecnologias da informação que ora são justificadas com a génese de geringonças nacionais e regionais.

Estamos próximos de eleições, com engôdos, mentiras, entretenimento e férias, nós o povo votaremos cegos, mudos e calados? Seria tão bom que nas próximas eleições o cidadão votasse vendado, ao calhas, talvez a sorte nos viesse a beneficiar a todos.

J. Edgar M. da Silva

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat de Facebook
Quarta-feira, 28 de Julho de 2021 21:34
Todos os elementos enviados pelo autor.