Nuvem de dióxido de enxofre, o pior já passou.


Pode-se dizer que o pior já passou e em maior escala ao sul da Madeira, Entre as Canárias e cabo Verde, se bem que com as concentrações na alta atmosfera e sem chuva não trouxeram males maiores. No entanto, há presença de dióxido de enxofre acima do normal na zona, inclusive Madeira, que não oferece grandes preocupações para aqueles com saúde mais debilitada por situações de asma.

As plumas de dióxido de enxofre que estão atravessando o Atlântico e já chegaram ao norte da América do Sul, atingindo já o extremo norte do Brasil têm recebido vigilância por satélite e, com esses dados, foi possível através de um modelo do Copernicus prever a extensão e locais por onde foi passando de forma mais ou menos densa. A vigilância será seguida na área até ao dia 17 (sábado). A Madeira esteve na área menos densa, mesmo nos limites, tendo a nuvem prosseguido para o norte de África, atingindo inclusive o Algarve. Na animação, quanto mais vermelho escuro, maior a concentração de dióxido de enxofre, e o amarelo, naturalmente menos concentração.

O dióxido de enxofre é solúvel na água e que dessa diluição resulta o ácido sulfúrico que quando se precipita assume-se como chuvas ácidas que afectam a flora/ florestas, sendo naturalmente nociva para o ser humano. Por esta razão e apesar das baixas concentrações, é importante verificar o estado do tempo na Madeira, para os próximos dias, no que respeita a precipitação:

Previsão para 4ª feira, 14 abril 2021: Céu com períodos de muita nebulosidade. Aguaceiros, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas. No Funchal céu com períodos de muita nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

Previsão para 5ª feira, 15 abril 2021: Céu com períodos de muita nebulosidade. Aguaceiros, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas.

Previsão para 6ª feira, 16 abril 2021: Céu com períodos de muita nebulosidade. Aguaceiros fracos, nas vertentes norte e zonas montanhosas até início da manhã.


O vulcão La Soufrière continua em actividade e ainda ontem houve mais explosões. Deve ser acompanhado porque pode formar mais nuvens de dióxido de enxofre e enviar em nossa direcção, dependendo da orientação do vento e altitude que atinjam.