Pela saúde e vida, desobedeçam à CNE, têm direito à abstenção.

 

D aqui a dois meses fazemos 1 ano de pandemia, os idosos nos lares, após meses de confinamento, sem visita dos seus familiares ou ida a casa, com surtos que têm dizimado as faixas etárias onde o Covid-19 mais incide, ouvem algo mirabolante da Comissão Nacional de Eleições. Uma publicidade que roça o ridículo e a irresponsabilidade: "os idosos podem sair dos lares para votar nas presidenciais sem quarentena". Mais uma bolha de segurança. Entretanto, com fortes críticas, parece que ela se esfumou mas eu sei bem o que vi na TV, não cheguei a tempo porque só ao fim de semana tenho tempo para o denunciar. Não fui o único, envio link com o vídeo das preocupações.

Sair para votar não tem perigo, tudo vai ser organizado. Mas espera lá, não tiveram capacidade para ter uma atitude humana e organizar algo similar para os idosos poderem ver os familiares, com todos testados e a mesma logística que dizem ter para as Presidências? Foi um "não" rotundo na perspectiva de que era muito arriscado mas agora para votar sim é seguro. Mas a piada disto tudo é que a CNE primeiro tentou o mais fácil, levar os idosos a votar, colocando transportes que atestam ser seguros. Como podem garantir? Para votar afrouxaram?

Acho piada que nenhuma actividade política pode ser restringida, foi por isso que tivemos o congresso do PCP. Incompreensível como para momentos superiores à política, como uma pandemia, assistimos ao esforço para que os idosos votem. Muito bem, remodelem o enfoque e a forma de votar:

Se está recenseado em território nacional pode votar antecipadamente. Inscreva-se de 10 a 14 de janeiro em: https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/ e vote no dia 17 na Câmara Municipal que escolher. Se estiver ocasionalmente no estrangeiro pode votar entre 12 e 14 de janeiro na embaixada ou consulado.

Poderiam ir mais longe mas com certeza a legislação não permite, algo a repensar. De rir é a expressão da CNE "ir ao supermercado é seguro, votar também", são aqueles que em conjunto com as grandes superfícies foram enxovalhados pelo Miguel Albuquerque? Política ... Vamos ver os idosos a aproveitarem a "promoção" do "supermercado" da CNE, qual cidadão idoso para arejar, tal como muitos que passaram a gostar de animais de estimação para ir à rua. E a promoção desconta em cartão, vem de senha ou é directo?

Já que estou com a mão na massa, não quero terminar sem perguntar se na região há alguém a vigiar os abusos da política aos lares por causa dos votos, a CNE é zero na região. Mas e as negociatas? Ainda fica a pergunta se já resolveram a situação do Porto Moniz ou é para cair no esquecimento? Coitados dos nossos velhinhos, com dinheiro para estarem em lares, explorados duas vezes. Coitados dos nossos velhinhos com reformas miseráveis que não estão em lares. A política pouco os cuida mas quer levar o voto à força.


Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 9 de Janeiro de 2021 23:21
Todos os elementos enviados pelo autor.