Portas abertas para o COVID-19

 


A presento-me aos leitores do Correio da Madeira. Sou profissional do turismo e militante do PSD-Madeira com quotas pagas. Tudo o que vou descrever nas linhas em baixo é verdade, os “spin doctors” do GR podem tentar desmentir as minhas palavras, mas tenho a certeza que outros profissionais do turismo irão corroborar o que digo e até partilhar outras experiências que viveram ou de que ouviram falar.

Estamos de PORTAS ABERTAS PARA O COVID-19, sim é verdade meu caro concidadão.

Apesar de todo o aparelho montado no aeroporto para a realização do teste PCR, medida que aplaudo de pé, há algo que está a falhar.

Os turistas, à chegada não estão a ser devidamente informados dos procedimentos a cumprir enquanto aguardam pelos resultados do teste, ou seja deslocar-se para o alojamento e esperar que o resultado lhes seja comunicado. 

“Que provas tem disso?” perguntam as senhoras e senhores leitores.

A prova parte da minha experiência profissional nos últimos meses e das experiências de outros profissionais de turismo, com quem tenho relações profissionais e pessoais. 

Vamos aos casos que eu e os meus amigos, conhecidos e outros profissionais já experienciamos em primeira mão, ou ouvimos relatos credíveis:

1º - O cliente, pediu a realização de um serviço no dia em que chegou, comunicou esse facto no momento da reserva. Por precaução foi-lhe perguntado se já teria feito o teste no país de origem. O cliente responde que não fez teste no país de origem, mas sim à chegada ao aeroporto da Madeira. Surpreendido pela resposta, o prestador do serviço pergunta-lhe se não foi informado no aeroporto ou à chegada ao alojamento, de que teria de aguardar pelo resultado do teste antes de poder sair para explorar a nossa maravilhosa ilha.

O cliente responde que, em momento algum, essa informação lhe foi transmitida. 

2º - O cliente reserva um serviço, o prestador do serviço desloca-se ao alojamento onde o cliente está hospedado para o recolher antes do início da atividade. Durante as perguntas da praxe, antes do embarque na viatura da empresa, é-lhe perguntado quando é que chegou. O cliente responde que chegara há cerca de 4 horas e que fez o teste no aeroporto. Também a este cliente não lhe foi comunicado a obrigatoriedade de aguardar no alojamento pelo resultado do teste. 

3º - O cliente chega a um alojamento, após apresentação do alojamento e entrega das chaves, a pessoa que o recebeu pergunta se seria necessário trazer algum bem de primeira necessidade para que o cliente pudesse usufruir do alojamento com todo o conforto até que o resultado do teste lhe fosse comunicado. O cliente surpreendido, demonstrou total desconhecimento em relação a essa obrigação, mais uma vez a informação não chegou ao turista.

4º - O cliente faz check-in a meio da tarde. A pessoa que o recebe no alojamento pergunta como correu o voo, se foi difícil de encontrar o alojamento, entre outras perguntas da praxe. O cliente diz que chegou nessa manhã e que não foi difícil de encontrar de o alojamento porque pediu ao empregado de mesa do restaurante onde almoçou, indicações de para lá chegar sem complicações.

Também a este cliente não lhe foi comunicado a obrigatoriedade de aguardar no alojamento pelo resultado do teste ante de realizar qualquer tipo de atividade na ilha.

5º - Este caso é mais grave. O cliente chega ao seu alojamento, ciente da obrigação de aguardar pelo resultado do teste em confinamento. No memento o check-in ao mencionar esse facto, a pessoa que o atendeu responde que não há necessidade de ficar confinado e que o cliente até poderia ir “tomar um cafezinho” ou dar um passeio, desde que utilizasse a mascará.

Estes são alguns exemplos de situações reais que têm acontecido nesta nossa linda ilha.

Aos profissionais do turismo que também têm conhecimento de situações deste género, deixo-lhes um pedido, partilhem o casos que conhecem, nos comentários deste artigo ou através da secção de “Denúncia Anónima” do Correio da Madeira.

Só denunciando é que se pode evitar as situações semelhantes às mencionadas em cima.

Atenção: 
A expressão “o cliente” poderá identificar pessoas de ambos os sexos, LGBT, entre outros A palavra “alojamento”  identifica todo o tipo de alojamentos turísticos.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 15:17
Todos os elementos enviados pelo autor.