Liberdade de Recompensa


B om dia a todos, quero dizer algumas pequenas coisas mas com um tema central. Antes de mais parabéns pela evolução do site do CM, muito bom e simplificado. Aquele botão "Denúncia Anónima" no telemóvel vai dar que falar, já estou a usar.

A Liberdade de Imprensa está para o jornalismo como a Liberdade de Expressão para o cidadão. Hoje é Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e a Madeira, "centro do mundo dos pequenos mundos", não é excepção, ... enquanto não regionalizarem o dia para alguém ter um organismo e naturalmente um tacho. Estou a brincar mas tem sido assim sob outra perspectiva. Nunca tivemos um Governo tão grande, todo esquartejado para dar um bocadinho a todos. Tem um grande "senão", estão a auto intitular-se incompetentes. Dois proveitos não cabem no mesmo saco. É preciso muita gente para fazer "mal" o mesmo que se fazia no passado com poucos. O Covid-19 simplificou processos, atalhou burocracias e mostrou quantos são verdadeiramente necessários para colocar a Madeira "em marcha". Não é novidade mas, mais tachos e mais dinheiro implica menos eficiência com gente a inventar para justificar o lugar ou ... com licença ... a coçar os tomates.

Mas voltando ao Dia da Liberdade de Imprensa na Madeira ... é um desafio, que jornalistas temos para fazer que jornalismo? Que mercado temos para que os jornais não estejam na mira e garras da Governação e dos beneficiários de décadas de negócios assistidos por contratos ruinosos, ajustes directos, monopólios, concessões sem concurso, subsídios, assistencialismo, compadrio, concursos combinados, peculato e a evolução para uma oligarquia. Décadas disto foram-se casando uns aos outros, o resto é pata-rapada. Qualquer dia, não há critica ou contraditório sem batermos de frente com um interesse, neste ambiente onde todos arrastam a asa para estarem precavidos e protegidos. Liberdade de Imprensa? Escrever contra o malvado do patrão?

A Autonomia faz-se com dinheiro e não dívidas, vêmo-la de cócoras. As famílias na pobreza e com rendimentos baixos ... e a descer, não têm liberdade para decidir a sua vida, simplesmente aguardam pelo fim do mês para fazer alguma coisa e submetem-se aos réis da selva. Não se procria, não se investe, atados como muitos gostam e querem. A Liberdade de Imprensa é  mesma coisa, tem que ter dinheiro, fruto do seu trabalho sério para não fechar os olhos, é aí que reside o desafio e a razão pela qual andam a sucumbir. é o GR que perverte, pelo menos na Madeira. Provoca dependência e caridadezinha, tal como faz com os cidadãos.

Quem fala de Liberdade de Imprensa pode falar de rádios, vi o GR distribuir ajudas nesta semana, a listagem dá que pensar, pelos proprietários ainda mais sobre a tal Liberdade. É assim que, quanto mais fraco e menos explorador do potencial da comunicação mais apto se está para a "playlist q.b.".

AFA: Rádio Calheta 98.5; Rádio Santana 92.5; Radio Jornal da Madeira 88.8 / JM
Jaime Ramos: Rádio Palmeira 96.1; Rádio Zarco 89.6; Rádio Sol 103.7; Rádio Festival 98.4; Rádio Popular 101.0; Rádio Clube 106.8.
Grupo Sousa: Rádio Praia/ DN/ influência na RTP-M 

Eu não vejo as redes sociais ou estes sites, do tipo CM, como a ruína para a Liberdade de Imprensa, vejo antes como uma exigência àqueles que tentam manietar a Liberdade de Imprensa enquanto donos ou sócios, depois de ganharem fortunas indevidas que lhes permite acomodar uma "despesa" na Comunicação Social para garantir a impunidade, a ausência de critica e uma arma apontada ao Governo Regional para "sacar" a decisão que estimam em seu favor.

E nem falo da pandemia local, deste grande mundo Madeira, chamada "Assessores de Imprensa" ... o contra-senso da Liberdade de Imprensa que nem executam bem a comunicação do GR. Nunca foram habituados a exercer jornalismo, puro e duro, na Liberdade de Imprensa. Vendidos.

Enviado por Denúncia Anónima 
Domingo, 3 de Maio 2020 13:47
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.