Turismo: não existimos para os britânicos



H á malta que gosta de ler coisas não subsidiadas pelo GR, paridas pela agência de comunicação ou entregues pelos assessores enquanto ardinas, por isso acabam descobrindo informação mortal.

Chegaram ao nosso conhecimento as tendências da Pérola do Canal que Mancha a política de Turismo do nosso Governo Regional. Enquanto os britânicos não sabem quando vão domar o Covid-19 e muito menos quando é que a possibilidade de viajar é restabelecida, vários operadores turísticos e agentes de viagens, através do site TravelSupermarket, que compara viagens, decidiram averiguar o que pesquisam os ingleses para as suas férias. A acção decorreu entre 1 e 28 de abril e observou as pesquisas de preços ou pacotes de férias que os britânicos andam a consultar.

Adivinhem! A Madeira não consta numa lista de vinte e não há outra. O lado positivo é que a Madeira, com tanta tradição e ligação aos ingleses, não piorou o seu resultado, no ano passado não existíamos nas pesquisas dos britânicos e neste ano muito menos. Sai uma nota de imprensa, a Madeira mantém o lugar de destaque no Turismo das terras de sua Majestade.

Não vou falar de 2019 mas quero referir uns pormenores de 2020. Em 20 lugares, as Canárias são referidas por 4 vezes. Cabo Verde pelos vistos tem mais notoriedade (e preço) do que o melhor destino insular do mundo ... não sei quantos anos seguidos. Já parece a Brisa Maracujá com o Monde Selection, como sabem, "é um prémio anual não competitivo" e não cabem mais medalhas no rótulo. Somos tão bons que destinos muito mais longínquos ganham-nos com uma perspectiva de crise no horizonte. Este ano então dá dó! Em 20, 12 são longínquos.

Parte do tempo das pessoas durante o confinamento está sendo usado para comparar preços de escapadas ou viagens exóticas à praia ou para algumas das cidades com mais entretenimento no mundo. Outubro e novembro tornaram-se os meses de partida mais populares nas pesquisas. Emma Coulthurst

Tranquilizem-se, o pessoal da APM e toda a Secretaria do Turismo vão receber o ordenado no fim do mês. A malta do incoming e da hotelaria é que não se sabe ...

Fica o busílis da questão: se estão a pesquisar desde casa pela internet, não encontram nada da Madeira que os atraia? Será que é uma prova de que os operadores britânicos não vão apostar na Madeira? As badaladas acções de APM e Turismo são para consumo interno? Se o mercado inglês é um dos principais do destino Madeira, como é que isto pode acontecer? Algo se passa!

Pesquisas de férias dos Britânicos
2020 VS 2019
Fonte: TravelSupermarket

Pesquisas mais populares sobre pacotes de férias feitas entre 1 e 28 de abril de 2020 com partida antes do final de 2020 (com destinos em outros locais destacados)
1. Benidorm
2. Maldivas
3. Las Vegas
4. Tenerife
5. Orlando
6. Nova Iorque
7. Cancun
8. República Dominicana
9. Dubai
10. Maiorca
11. Jamaica
12. Cabo Verde
13. Maurícias
14. Antígua e Barbuda
15. Ilhas Canárias
16. Amsterdam
17. Barbados
18. Fuerteventura
19. Ibiza
20. Lanzarote 
Pesquisas mais populares sobre pacotes de férias feitas entre 1 e 28 de abril de 2019 com partida antes do final de 2019 (com destinos mais distantes destacados) 
Tenerife
Maiorca
Algarve
Qualquer lugar
Lanzarote
Antalya
Benidorm
Nova york
Ilhas Baleares
Creta
Roma
Costa del Sol
Ilhas Canárias
Amsterdam
Barcelona
Las Vegas
Santorini
Costa Brava
Orlando
Costa Dorada


















Está aqui a notícia meus amigos: Daily Mail/ Mail Online
Há um tempo para partir, mesmo quando não há um lugar certo para ir. Tennessee Williams