Predadores de topo


N a selva africana são conhecidos os cinco predadores de topo na cadeia alimentar da savana africana. Leões, leopardos, chitas, hienas e mabecos, disputam cada um, um naco das saborosas presas postas à disposição pela Natureza. Presas e predadores, duas realidades que se complementam garantindo um sangrento equilíbrio ecológico.

Na selva dos negócios também há predadores de topo. Na nossa Região também temos os nossos predadores que aparecem em tudo o que cheire a carcanhol. Sigam o dinheiro! Sousas, Pestanas, Ramos, Avelino e pouco mais, dividem entre si o pecúlio de uma Região sequestrada aos interesses destas famílias. Há que acrescentar o papel de conivência do Governo Regional nesta ópera bufa que é a nossa realidade.

O mais recente negócio que “cheira a esturro” é o do Teleférico do Curral das Freiras. Negócio milionário que vai render a magnifica renda mensal de 2 mil euros mensais para os cofres do Governo Regional, numa concessão a 60 anos. O estudo de viabilidade económica falava de uma renda total de 27 milhões de euros. Este valor divido sucessivamente pelos anos da concessão e depois pelos 12 meses anuais apresenta-nos um valor de renda média mensal na ordem dos 37 mil euros. A renda que o Governo Regional vai receber, representa 5% do valor recomendado pelo estudo de viabilidade económico-financeira da empresa que quer explorar o Teleférico. É mais um caso de saldos nas rendas, quem é que não se lembra da renda do porto do Caniçal?!

Onde é que que entra o predador de topo da savana madeirense? No capital social da “Inspire Capital Atlantic” consta o sócio Nuno André Borges de Freitas, até há bem pouco tempo Diretor Geral da ECM (Empresa de Cervejas da Madeira), detida maioritariamente pelo Grupo Pestana. Fecha-se o ciclo predatório!

O negócio do Teleférico do Curral das Freiras tem um paralelo de sucesso que podemos utilizar como termo de comparação. A Teleféricos da Madeira que explora o Teleférico que liga o centro do Funchal ao Monte, teve um lucro de 7 milhões de euros em 2022. Desse valor distribuiu dividendos no valor de  6 milhões de euros aos seus acionistas. Um deles é a GILRAM da família Ramos. Como diz a voz popular, “isto tá tudo ligado”. O predador está lá!

Desde as peças “jornalísticas” em defesa do investimento, os postos de trabalho que vai criar, a fixação das populações no Curral das Freiras, o mérito do investimento, as indemnizações milionárias que exigirão caso não se concretize o investimento, surge toda uma narrativa que só não fala da natureza ruinosa para os cofres regionais das magras rendas para o erário público. Este Governo (?) é um “mãos largas” para os amigos. Para o povinho é comer com a austeridade e calar o bico!

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 13 de março de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira