Resposta à opinião sobre os assistentes sociais.


C olega, lamento pelo que está a passar e é com muita tristeza que li o seu desabafo (link). Eu própria conheço outras colegas que estão 100% desempregadas e por mais que tentem, é impossível conseguirem trabalho na área para a qual estão vocacionadas. 

Sou assistente social numa instituição, mas desempenho as funções de animação de idosos, sou o patinho feio. A diretora da instituição é de ciências da educação e a colega que acompanha os utentes é socióloga.

Não conseguem fazer nada. Tudo corre mal e as pessoas vão à minha instituição quando a que usurpou as funções de assistente social dá comida. Nas atividades de animação, frequentam porque a diretora obriga os velhinhos, caso contrário reduz o dinheiro que vem da Segurança Social. A instituição recebe por cabeça.

Eu levo para casa líquidos à volta de 850€. A diretora leva acima dos 2000€ porque é amiga do PSD.

Aquelas colegas que conheço que estão desempregadas também não participaram no tal mapeamento.

Estando na área, o murmurinho que ouço, é que as cúpulas, através da Universidade da Madeira, querem criar núcleos que justifiquem e façam estudos a favor de todos aqueles projetos que vão ser financiados via PRR. Uma autêntica vergonha.

A presidente da associação que representa os assistentes sociais, já foi vereadora da câmara de câmara de Lobos e vogal no instituto habitação. Quando voltou à base, ou seja, à instituição à qual está afeta, os da segurança social quase que obrigaram o Padre da paróquia e presidente dessa instituição a aumentar o salário dela. Consegues imaginar quanto ela leva para casa?

Quando vi que na Madeira a associação dos assistentes sociais iria novamente ficar ativa, fiquei esperançosa que iriam lutar pelos assistentes sociais. A desilusão é que não passam de paus mandados do regime, pessoas com canudo que nem sabem falar.

Não temos outra hipótese. Temos de criar uma delegação na Madeira do Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais. 

Fica a informação. Existe um sindicato dos assistentes sociais em Lisboa. Fica a deixa para aqueles que, como eu, queremos uma mudança seria no sector.


Leituras sugeridas:

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta feira, 23 de Março de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira