Abordagem à situação das Assistentes Sociais


V amos lá falar sobre a Delegação da Madeira da Associação dos Assistentes Sociais! Saiu terça-feira em ponto grande na última página do Diário de Notícias da Madeira e depois em reportagem, também ontem, na RTP-Madeira.

Antes de tecer qualquer comentário sobre a mesma, quero esclarecer que sou assistente social de formação e trabalho na hotelaria a fazer quartos e limpeza. Acrescento que há muitos anos tenho enviado currículos para todas as entidades públicas da área e para tudo o que são instituições e associações e há anos que levo negas! Tenho mais colegas na mesma situação e desesperados a trabalhar em sectores do privado, como operadores de caixa em cadeias de hipermercados, em lojas de comércio, e tal como eu, sem qualquer oportunidade de emprego. Tenho, temos, conhecimento que muitas girls e boys que nem assistentes sociais são, estão a exercer como se fossem, quando até são de ciências de educação que nada tem a ver, apenas a cunha conta!

O mapeamento que falam, a nós não nos chegou nada, será que esses números são reais? Pergunto? 

Chegaram à conclusão que existem 10 assistentes sociais desempregados! Se eu e os meus colegas não fizemos parte desse mapeamento, obviamente somos muitos mais em situação de desemprego, ou melhor, a não trabalhar na área!

Vou dar outro exemplo, no tal mapeamento aferiram quantos estão a trabalhar nas instituições em situação precária? Aferiram quantos recebem salários que muito pouca diferença apresentam em relação ao salário mínimo? 

Nesse mapeamento contabilizaram os que recebem salários que são autênticas fortunas porque foram equiparados aos da função pública?

Uma das conclusões a que esses seres inteligentes chegaram é que veem com grande preocupação um decréscimo de assistentes sociais na classe etária dos 22 aos 36 anos? Mas porquê? Se os restantes só vão para a reforma aos 66 anos! E temos gente nova!

Na verdade, todo o show off foi para tentarem justificar abrir novamente o curso de serviço social na Madeira para dar tachos a alguém! E para mandar mais dinheiro para a Universidade da Madeira.

Ora vejamos, no último concurso aberto pela Segurança Social da Madeira alguém reparou na quantidade de assistentes sociais que concorreram? Alguém reparou quantos ficaram de fora? Desses todos, muitos trabalham como escravos em instituições a receber salários de escravidão! E continuam porque ficaram de fora! Muitos que concorreram estão desempregados, outros à espera de uma oportunidade na sua área! E quem foram os contemplados com os lugares? Se calhar alguns que fazem parte dessa Associação que diz ser dos Assistentes Sociais!

Querem abrir novamente o curso de serviço social na Madeira porque? Para aumentarem o desemprego na classe? Para darem tachos de Professoras Doutoras àquelas interessadas que fazem parte da direção dessa associação?

Outra: se a Segurança Social e o Governo Regional da Madeira verbalizam aos sete ventos que os pobres têm diminuído, que o apoio da segurança social aos carenciados tem diminuído, então para que são necessários mais assistentes sociais????

Vão buscar os que estão no desemprego, vão buscar aqueles que trabalham a limpar chão, que seriam bem servidos!

Aos que anseiam por uma oportunidade de trabalho, o Instituto de Emprego coloca-os nos organismos públicos e instituições em estágios profissionais, como não de obra barata para depois correrem com eles, sem qualquer hipótese de contratação! 

Contratação só para os amigos do regime, os que ficam nos concursos!

Por isso há cada vez mais sem abrigo, porque metem pessoas de ciências de educação, sociólogas, sei lá mais o quê, a desempenhar funções que seriam dos assistentes sociais! E não percebem nada de como intervir e as pessoas regridem e continuam sem sair da pobreza!

Esse mapeamento foi, é e será uma grande fantochada para justificar a reabertura do curso de serviço social na Madeira! 

Esse mapeamento foi, é e será um flop porque nem eu, nem os meus colegas fomos questionados, fora muitos outros que nem sonhamos!

Existem bons assistentes sociais, sim, existem! Mas não são de certeza nenhum daqueles que está nessa associação!

Deviam era nos defender! Não criar mais assistentes sociais para ficarem no desemprego ou outros com outras áreas de formação lhes roubarem as funções.


Leitura sugerida: 

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta feira, 22 de Março de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira