Dnotícias: "Cachito mio"


Estas observações referem-se ao dia 28-01-2023 sobre o site do Diário de Notícias da Madeira.

R essalvando que estamos a perceber mudanças no site do Diário de Notícias, quero ressalvar aspetos negativos e que não são inocentes. Vou enviar dois textos sobre o DN-M, este é o primeiro. Quero destacar aspetos negativos do site www.dnoticias.pt, alguns são de programação do site e outros revelam a construção de uma estratégia comercial e de dolo informativo.

Percebe-se que estão a tornar o site vocacionado para telemóveis, mas isso acarreta silenciamentos o que não é bom auguro. Pesquisar é por natureza algo que requer tempo, logo é mais apetecível num meio maior e com mais calma. Desaparecer com o pesquisador da página inicial para escondê-lo no menu de "telemóveis" não é "saudável" nem prático.

Não apresentar o menu dos autores de artigos de opinião, a carregar por dias sucessivos, é outro aspeto negativo. Deixou de o fazer. A opinião será de difícil pesquisa nem mesmo "a la pata" fazendo scroll. Isto implica que os artigos são valorizados para poucas horas, um dia ou pouco mais, ou então para quem tiver o link. A pluralidade é atingida, é uma forma de countdown de censura, censura light.

A intenção de cobrar notícias online, sem que o editorial informe a política que vai decidir quais serão as pagas ou não, acabará por ser um meio de diminuir o acesso e calar muitas opiniões ou notícias inconvenientes. Pode diminuir o impacto das más ou pode servir de refúgio, saiu, cumpriu-se a notícia mas é algures paga. Esta realidade associada ao que disse anteriormente, sobre artigos de opinião, é a segunda forma de countdown de censura, censura light. É só pensar um bocadinho.

A política de notícia online paga, que não é novidade, voltará a criar uma Madeira para as elites, a que se está a construir paulatinamente e a pontapear o madeirense para a emigração. É que amigos, numa terra de fracas leituras e de parcos recursos para comprar leitura, porque se quer o povo burro, não é bom para a democracia, não vai tirar mais dinheiro, nem o "polvo" vai divulgar melhor a notícia que importa de forma gratuita. As pessoas ou cansam-se e desligam, ou não têm dinheiro. A mim parece-me que vão é aborrecer mais as pessoas. É o sistema a destruir um órgão de informação para ficarem ainda mais dependentes de subsídios, é contraproducente e não inocente este caminho. É só pensar um bocadinho. Se você é jornalista também vai ter de emigrar.

Não chegamos a 46 anos de bandalheira sem jeito para se fazer as coisas...

Todos sabemos que a comunicação social na Madeira foge das notícias, tornou-se num instrumento de manutenção do poder e sendo um caso diferente do que se passa no resto do mundo, as redes sociais não têm culpa e ainda assim, vão dizendo o que não sai na comunicação social. Mais um passo em favor da Boa Notícia tão sonhada até pelo Presidente da Assembleia às cotoveladas, despesista, ex jornalista sem deontologia quando fora do ativo, que diverge verbas para cantorias em vez de assumir a fiscalização e um democrata de evolução na continuidade do cargo.

É preciso visitar o "El Universal"!

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 28 de Janeiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira