Educação em falta


A gosto é tempo de férias, crianças e jovens livres das atividades escolares e a cargo de seus pais ou de quem de direito. Acho que é um contexto propício a certas reflexões, tanto da parte dos pais como primeiros e fundamentais educadores como também da população em geral. É por demais evidente quão difícil sempre foi educar/formar e, no presente, muitíssimo mais, face a tantas solicitações deste mundo "moderno".

Se, por um lado, temos os pais absorvidos pela labuta diária, temos, por outro, crianças e adolescentes a se formar, tendo acesso a imensa informação e múltiplas distrações. A par de tudo isto, notamos que estes adolescentes manifestam dificuldades de concentração, fraca receptividade aos ensinamentos dos mais experientes da vida e, infelizmente, uma vontade de não cumprir regras, habituaram-se a fazer valer as suas vontades e caprichos. É verdade que deve haver espaço para a sua individualidade, livre arbítrio, contudo, a exigência para com eles só os estimulará a melhorar e ganhar mecanismos para, mais tarde, serem independentes. Faz falta a qualquer pessoa para viver em sociedade saber os limites, as suas obrigações, os desafios a enfrentar e a humildade em aprender.

Lamentavelmente, uma outra situação pode ser mencionada, há ausências de tempo e/ou atenção que são preenchidas por conteúdos veiculados pela internet, por exemplo, TikTok, com consequências graves, por vezes, tal como o caso recente do miúdo inglês. Na verdade, toda a atenção a dar a crianças e adolescentes é pouca mas merecem-na, até mais digo, é a nossa obrigação.

Já diz o ditado que quem dá ensino dá, também, o carinho, sendo esta uma missão nobre de qualquer educador. Penso que aqui estão as linhas mestras das ausências que formam jovens cada vez mais senhores do seu nariz mas sem experiência de vida para saberem no que se metem e que depois se vão arrepender. É preciso mais família junto dos jovens, se quisermos abater os caminhos errantes, a violência e o vandalismo. Há muita realidade evitável ...

Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 7 de Agosto de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira