TAP tramada pelo "apoio" mas não dá apoio!


V i na SIC um senhor pendente há 4 dias no aeroporto de Lisboa, dizendo que a companhia TAP não se responsabiliza por hotel quando está em trânsito da Irlanda para o Brasil. A TAP informou que tinha de se desenrascar e depois expor o caso à companhia. Para quem vê é fácil de falar mas vou dizer o que penso. A TAP quer que as pessoas gastem o seu dinheiro para resolver o problema da TAP, porque depois o passageiro enfrenta o contacto impessoal via site que nunca resolve nada para que as pessoas desistam por saturação. Por telefone esqueça! Ou então, o passageiro tenta com as empresas de recuperação de créditos destas confusões na aviação, onde não gastam dinheiro à partida, mas se receberem algum entregam 25% à empresa de recuperação dos créditos. Acho justo.

Vi outra senhora brasileira, também em trânsito, vinha com o dinheiro contado e passava pela mesma situação, permanecia há dois dias no aeroporto sem qualquer apoio. Percebemos que a Europa encaminha para Portugal muitos passageiros em trânsito para o Brasil via TAP. Vejo toda esta situação como um grande murro no estômago, até porque a solução tem sido voar para Ancara, na Turquia, para depois voar de lá para o Brasil, são 4:27 de voo para lá (Ancara), mais igual tempo para cá, para depois começar a contar finalmente um voo para o Brasil. E é preciso pagar de novo. Os problemas são geridos com o dinheiro dos passageiros, quando há.

Acho que um mau momento pode ser transformado num momento pelo menos aceitável, com reconhecimento e gratidão do passageiro, se verem atenção, comunicação e cuidado. Não percebo como é que para esta situação excecional, de nem hotel nem voo (só se viu distribuição de algumas garrafas de água) não há um plano de contingência. Pelo menos colchões, porque se deitar no chão julgo que nem os nossos animais domésticos! Passam-se os dias, dizem que não se perspetiva melhorias nas próximas semanas, mas ninguém se toca neste aspeto de dar algum conforto ao passageiro desapoiado. Vejo palavras mas não ações, como as da Presidente da TAP.

Outro pormenor, ninguém adivinha mas o projeto de recuperação da TAP acaba por estar completamente errado, porque despachou aviões e tripulações e agora fazem falta, porque estamos a retomar os níveis de pré pandemia rapidamente. Não era previsível depois de dois anos "presos"? A companhia TAP, apesar dos limites do Aeroporto Humberto Delgado, tinha os seus slots e aviões, poderia estar agora com um verdadeiro jackpot. Relaciono diretamente as exigências do apoio financeiro da União Europeia à TAP com este mau momento, é a companhia que mais voos cancela. Acabaram de despachar aviões e agora dizem que é preciso mais aviões em leasing e mais tripulações.

Este momento vai trazer mais descontentamento, intolerância e não sei o que as companhias podem dizer para se maquilhar, porque fugir às compensações aos passageiros (que não conseguem viajar como contratado) já estão.

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 4 de Julho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira