O disparate na transição digital

 

E u acredito na eficácia pedagógica do disparate. E o Dr. Miguel Albuquerque usa e abusa do mesmo. Pena é que na nossa Madeira alguns votem ainda na perpetuação daquilo. Mas vamos aos factos. As páginas oficiais do psd-M e do Governo Regional no Facebook, foram alvos de ciberataques (link). O normal, porque desde há muito tempo se sabia que “aquilo” estava colado por “cuspe”. Desde há muito tempo, anos mesmo, que os ares da Madeira não são o melhor para quem administra e mantém aqueles sites. 

Desde a localização de servidores mal escolhida (localizações pouco seguras que por exemplo um qualquer Norton com as suas definições normais não permite abrir, indicando que se está a ir para uma ligação perigosa), até ao funcionamento das mesmas (umas abrem, outras  não, as hiperligações falham… enfim, trabalho de amador).

Desta vez e mais uma vez “aquilo” foi alvo de ciberataque. 

Nada de mal viria ao mundo, porque dali e com toda a franqueza, só disparates, só a apologia dos senhores, de que tudo funciona pelo melhor, de que com o regime somos o melhor do mundo, temos as melhores tecnologias de informação, ….

Mas hoje soubemos mais.

E logo pelo presidente do DESgoverno regional. 

O homem que faz acordos para criação de empresas de cibersegurança; o homem que vai a Miami fazer a apologia das criptomoedas para a Madeira; o homem que tem o seu governo e a sua universidade no diz-que-não-diz que vai ser criada uma criptomoeda para a Madeira; o homem que fala (e os seus pares e amigos ) em transições digitais para aqui, para acolá e para “acoli”; o homem que quer a Madeira a ser líder nas novas TI´s; fazer da Madeira um centro de investigação da robótica, domótica, inteligência artificial (mais outra empresa e projeto aprovado, criada) ....

O Sr. Presidente do DESgoverno regional que nem há pouco fazia a apologia da estação zootécnica ´do Porto Moniz como um polo turístico e cientifico, um polo nacional de apuramento da raça, talvez cansado do jet-lag entre Porto e Funchal, sobre estes ataques diz isto (e com displicência):

  1. 500 € foram-se, vejam lá... (no Facebook ?)
  2. Isto de quem anda nas informáticas está sujeito a estas coisas.
  3. Se não ficar resolvido, fazem-se outras páginas, uma chatice, para quem as quer tanto e está fidelizado.
  4. Parece que a coisa vem lá das Tailândias e Indonésias, é muito difícil fazer-se as conexões para lá.
  5. Participamos à polícia judiciária.
  6. Não podemos estar parados.

Se, como referi em tempos, o Sec. Regional do Turismo teve acesso a milhões de contas cedidas pela Ryanair e se estas contas estiverem nestes servidores pirateados, veja-se o manancial de informação que foi entregue a bandidos. E tudo porque os sistemas informáticos do DESgoverno não estão seguros.

Há cada perr(o)y nas informáticas deste DESgoverno regional, que só lembra ao diabo. Mas com perr(o)y's destes, coisas destas obviamente têm de acontecer. Porque quem as gere é mesmo perr(o)y.


E é assim que um presidente de DESgoverno, é certo, fala naquilo que no mundo atual é e deve ser, uma preocupação de qualquer instituição que se preze. Ter uma página de internet institucional segura, de cara limpa e informação útil.

Compreende-se com estas afirmações que de fato é necessário uma estação zootécnica, não só para o apuramento da raça, mas também para o apuramento do disparate.

Se, como diz o jm-M, já na estação zootécnica do Porto Moniz existem espécimes da “Raça da Terra”, o Dr. Miguel Albuquerque com estas suas afirmações (e outras ) demonstra que o apuramento do disparate é já algo que se faz e bem na governação da Madeira, logo pelo seu presidente.

Mas, mais importante nisto, é que esta “coisada” indicia que as páginas do psd-M e DESgoverno regional parecem estar a ser mantidos e albergados no mesmo sitio e pelas mesmas pessoas. Prova provada, agora pelas “Internet´s” e nos Facebook's, que na Madeira, DESgoverno regional e psd-M confundem-se e são a mesma coisa, usando e partilhando os mesmos recursos.

E se assim for, chame-se a policia. Não por causa das páginas pirateadas, mas porque se pratica a pilhagem pública.

E não nos esqueçamos de uma coisa, a continuar assim, por cada perr(o)y que faz asneira, outro levantar-se-á para o ajudar. 

Luís Matos

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 4 de Julho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira