Tribunal de Contas: Calado deixa rasto de chumbos no Governo Regional


B oa tarde caríssimos do Correio da Madeira, tenho o prazer de vos enviar como comentário aquilo que não foi notícia em nenhuma comunicação social, dessa vendida, da Madeira. Isto, apesar de se conhecer desde a semana passada, não foi notícia porque o protegido está a ser levado ao colo.

Depois de chumbar o contrato de 3,8 milhões de euros que o Governo Regional queria pagar à empresa Caldeira Costa & Companhia, pelos serviços de fotocópias e impressão, eis que o Tribunal de Contas acaba de chumbar mais dois vistos na Madeira:

  • um ao contrato assinado pelo Governo Regional para comprar carros à empresa SIVA por 800 mil euros 
  • outro aos contratos da Empresa de Electricidade com a empresa CME para manutenção de redes eléctricas por 12,3 milhões de euros.

Comprovando ... como é apanágio do CM, nunca mais vos chamaram de Fake News? Está dando fogo rijo! Começando pelo princípio:

Caldeira e Costa:

SIVA:

EEM:

Para quem é rodado nestas coisas de Governo da Madeira, de inocente não tem nada. Desta vez, foram encontradas ilegalidades nos contratos mas... ninguém será chamado à responsabilidade, ao contrário do primeiro caso (Caldeira e Costa), em que o Tribunal ordenou a abertura de auditoria para apuramento de responsabilidades financeiras de Miguel Albuquerque, Pedro Calado, Rogério Gouveia, Élia Ribeiro e Fernando Peres. Porquê?

Não deixa de ser estranho que, à primeira infração, o Tribunal de Contas queira multar toda a gente, e à segunda infração se apresse a perdoar os prevaricadores. Normalmente a reincidência deveria ser um factor de agravamento da pena e não de perdão. Estão a domesticar o Tribunal de Contas?

Lembro que em Novembro de 2020 e Fevereiro de 2021, data de lançamento dos concursos de 12 Milhões de euros da EEM, quem tutelava a empresa pública era o Vice-Presidente Pedro Calado, sempre ele onde anda decisões com dinheiro e, se vai embora, deixa a Bazuca destinada só para o Governo... perfeitamente normal! E o Pedro Fino que não se entala com o betão... entala-se com a electricidade, graças ao ex governante.

Vejamos um excerto interessante sobre as ilegalidades observadas nos documentos a Miguel Albuquerque, Pedro Calado, Rogério Gouveia, Élia Ribeiro e Fernando Peres no site do Tribunal de Contas, neste caso, do concurso das fotocopiadoras:

Para gente que fala com tanta propriedade sobre os outros, podemos dizer que é bom ter esta comunicação social de vistas grossas. Esperemos que o Tribunal de Contas não esmoreça com esta contradição de perdoar a reincidentes! E isto é o que se vê...

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 29 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira