Os ladrões da vida


Há tanto ladrão legal. Uns até matam... legalmente.

P or conta das sucessivas crises já assistimos a tudo e elas não param, sob o ponto de vista de um quadro de estabilidade para os empresários que contam consigo mesmos e não com protecionismos governamentais. Os únicos desonestos estão na arraia miúda, os outros são imparidades. Já vimos bancos ladrões e administradores sôfregos, já vimos capitais de alguns a fugir dos compromissos fiscais, assistimos ao branqueamento permitido pelos volumes, a países roubados pelas suas elites, ao tráfico de armas e ao roubo de dinheiros europeus, etc.  Parece que agora, finda a libertinagem do CINM vêm as criptomoedas e talvez uma SDM de conselheiro no Savoy...

Depois temos os tristes, o comum cidadão que insiste em cumprir as regras por carater ou desconhecimento, muitos sem facilitismos nem esquemas, sem advogados ou contabilistas jeitosos, sem amigos no governo nem nada que desejem, que têm mais riscos de ver o Estado glutão lhe exigir muito, à banca que tem esquemas de capitalização em fuga aos contratos que assina, com custos para os outros, de fuga a impostos (quem já não teve um movimento com milhares de euros na conta, que entrou e saiu sem você topar a tempo ou dar ordens).

Tivemos um tempo das negociatas dos agentes de execução, pivots de DDT para comprar barato em conluio com gentes das finanças. Até nasceu legislação para os proteger de agressões, "acertos de contas" e tiros, eram tidos por honestos, sem gula.

Depois temos os abutres, com nomes que quase nunca dizem alguma coisa porque o trabalho é sujo, como plataformas de gestão de ativos. Muitas vezes, com uma língua tão desenvolvida como o português, vão buscar nomes estrangeiros para ninguém saber bem o que são. Eles são a solução integral na gestão de distressed assets, serviços de consultoria no processo de avaliação e compra de carteiras, consultoria na elaboração de processos, implementação de ferramentas de gestão, soluções de gestão para diversos tipos de ativos e investimento. Têm Legal Managers, Real Estate Managers e Analistas, dedicados à gestão de dívidas e ativos imobiliários das carteiras administradas pela empresa em nome de investidores e instituições financeiras. Gestão integral de imóveis, cobrindo todo o seu ciclo desde a reintegração de posse até a venda. Procedimentos burocráticos, administração, comercialização e transação... está cansado?

Penso que já estão cansados e haveria muito mais, fiquem-se por abutres. O que este país nunca fez e temos uma Bazuca para isso, mas não importa a outras formas de roubar, foi cruzar as decisões judiciais, os processos de insolvência empresarial e pessoal para que ao fim temporal de cada crise as pessoas possam recomeçar a sua vida.

Limpas literalmente de tudo, há muita gente em Portugal sem vida devido à perseguição dos abutres das cobranças, o problema é que já tudo se extinguiu e vão vendendo e revendendo umas às outras os casos anos a fio, por décadas e, ao que parece, quanto mais revendido mais agressivos se tornam, de forma gratuita, porque simplesmente compraram uma carteira de ativos podre e esgotada mas querem mostrar serviço. Eu diria que são agentes de execução refinados sobre realidades que deixaram de existir, sobre terra queimada, num país que insiste em não ser eficaz e ganhar tempo, um país que massacra o honesto, vive atolado na porcaria da "burrocracia" e na falta de cruzamento das decisões dos tribunais que esgotam as carteiras de ativos. Ativos? Estão mortos! Eles perseguem casos findos e até os mortos! Eles escrevem cartas agressivas a mortos e a família que sabe porque morreu ... lê. É um humor negro, porque muitos foram morrendo de desgosto...

O governo nunca se lembrou de fazer legislação para proteger o cidadão honesto, caído no infortúnio, que deu a cara e que continua a ser honesto e a ter carácter, expurgado de tudo e vexado em tribunais por empresas desta índole. Assim, há dois caminhos para por fim, ou morre-se ou sai-se do país, no segundo caso, para ver o acolhimento e apoio de infortúnios estrangeiros, que em muitos olhos de análise fácil dizem ser xenofobia mas que são de profunda injustiça. Portugal é muito injusto com muitos dos seus, bastava ser igual com os que recebe.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 2 de Junho de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira