Não Ria!


O Correio da Madeira é conhecido por mandar umas papaias que irritam os políticos e se isso não desse gozo aos leitores isto perdia toda a piada. Sinceramente, irritar os ricos, os corruptos e os poderosos dá pica! 

Brincadeiras à parte, desta vez não vou gozar e é mesmo verdade, porque saiu no Diário (link)! Estão sentados? A Madeira vai lançar uma criptomoeda chamada “Ocean” que, imagine-se só, é descentralizada mas centralmente gerida pelo Governo Regional! Confusos? Também eu! 

Pelo pouco que me foi dado a conhecer da criptomoeda “Ocean”, fica já por explicar o porquê de ter um nome em inglês. Não podia-se chamar Pataca ou Zarco? Onde é que já ouvimos isto?

Além de todas estas novidades a “Ocean” até já tem preço definido, ou seja, cada “Ocean” deverá custar cerca de 1€, isto é, já está definido o valor de mercado da moeda que se presume valerá sempre 1€ com tendência para crescer.

Segundo a notícia trata-se de uma parceria entre uma empresa chamada “Naoris Protocol”, que só por si já tem um nome muito sugestivo e com muita piada. Não Ris? Mas se o nome já tem piada, o que dizer de um Centro de Investigação chamado Ocean? Ainda não se sabe muito bem o que vai fazer, mas parece que vai ser gerido pelo Governo com escafandros. Não? Ahh é apenas a moeda que vai ser gerida pelo Governo Regional? Como o “Petro” da Venezuela face ao dólar? Ou como a criptomoeda Terra (LUNA) que de um momento para outro  caiu 100% e desapareceu da Terra, deixando milhões de investidores falidos à beira de um ataque de nervos?

Se o nome da moeda já tem a sua piada, os objetivos são hilariantes. Segundo se sabe o objetivo não é ganhar dinheiro na especulação mas dinamizar a economia local. Agora os menores vão comprar Poncha na Zona Velha com “Oceans”, os traficantes vão vender Bloom com “Oceans”, os turistas vão comprar bordados com “Oceans”, as gasolineiras vão vender gasolina com “Oceans” e quanto isto tudo bater na parede vamos ficar todos ricos.

O problema vai ser ver a Poncha mudar de preço todos os dias, a gasolina começar aos saltos, o esparguete à 5ª feira custar 0.5 Oceans e na 6ª feira  1.5 “Oceans”. Mas alguém no seu perfeito juízo julga que uma empresa decente vai arriscar uma flutuação de preços de uma criptomoeda? E como é que vão pagar os fornecedores a 60 dias, se a moeda entretanto descer? Com o corpo? 

Mas estes espertalhões julgam que a Madeira é África? Tudo isto cheira a esgoto! Ou muito me engano ou a “Ocean” valerá menos de 1 cêntimo no dia a seguir à pré-venda, isto se os tais 60 milhões de euros não forem para especular o seu valor inicial com algum programa informático manhoso. 

Sinceramente, porque não vão buscar a Graça Luísa para dar um ar honesto ao negócio?

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 24 de Maio de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira