O mau exemplo da Catarina

 

O maior derrotado da noite eleitoral foi o Bloco de Esquerda, Catarina "esticou a corda", o cabo partiu-se e o navio ficou à deriva sem cais. Na campanha fez-se de moderada, sorridente, sem extremismos mas, o mal estava feito, fazer mal é ação e não conversa. Catarina tinha poder até de governar mas preferiu a oposição com 5 deputados, quando tinha 19, quase 25% de 2019 mas, na verdade, os votantes foram pela metade, o Método de Hond't tem destas coisas e não lhe deu 9 ou 10 deputados, pelo menos. A derrota foi copiosa e ainda viu os rivais do Chega a crescer. E para chatear mais um bocadinho, como se o destino fosse mauzinho, o PCP ficou com 6 deputados com menos votos, também teve uma noite eleitoral horrorosa e históricos na rua, mas houve este pormenor de sorte nas apostas dos círculos eleitorais.

Diria que não poderia ter corrido pior ao Bloco de Esquerda de Catarina mas não chegou ao ponto do CDS. Que "bela" jogada" e as culpas, tradicionalmente, são do Costa. Ele fez tudo para ter maioria absoluta mas horas antes diziam que era taco a taco, julgo que não esperava, estava admirado e emocionado. Afinal ninguém foi em conversas e votou e a lição de Lisboa converteu-se num cerrar de fileiras.

Mas, olha-se para os resultados e pergunta-se: eles não têm reflexos nos partidos? É que se no PSD Madeira entende-se pelas vitórias que maquilham, no BE nacional a derrota também maquilha? Catarina depois dos maus resultados provou que é igual aos outros, agarrada ao poder, qualquer que seja. Vai fazer o Bloco estar associado à sua travessia do deserto em vez de se soltar e arrepiar caminho? O Bloco cumprirá a penitência eleitoral da líder? Dizem que os líderes passam e os partidos ficam? Olhe que não, a Catarina tem a mesma teimosia de Chicão para arrastar o partido para o fundo. É sentar de poltrona e beber um copo de vinho com ele. O Bloco está num silêncio como o de Barreto com o empréstimo do Chega, caladinhos que isto vai passar.

E na Madeira? Qual é o caminho, qual a intervenção, qual o marcar de passo? Não se sente Bloco e o PCP ainda prega uma partida. Aqui sim é preciso soltar amarras, qual a diferença do PSD Madeira?

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira