Para pensar sobre sismos e vulcões

 

Mapa de zonas geográficas e horárias com a localização (com um círculo) na posição de Tonga
e na posição da Madeira e das Canárias

B oa tarde CM's, queria sinalizar o seguinte, para começar observem a distância que vai de Tonga até à Madeira e ao continente e o que há pelo meio. A distância entre Nuku'alofa (aeroporto TBU) até ao Funchal (aeroporto FNC) é de 10.897 milhas, 17.537 quilómetros ou 9.469 milhas náuticas. O potente vulcão no leito marinho de Tonga fez mexer o mar com um tsunami, uma onda de choque e, apesar de estar nos antípodas, chegou ao nosso "lado":

O sinal de maior amplitude, cerca de 40 cm, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20 cm medidos no Funchal) e no Continente", tendo os valores, aqui, sido genericamente "inferiores a 20 [centímetros], com exceção de Peniche, onde foram medidos 39 [centímetros]", refere o IPMA.

Estivemos durante uns meses a ver e perceber que na nossa proximidade houve um vulcão maior do que se pensava nas Canárias mas também, que entre a vertente sul da Madeira e as Canárias proliferam pequenos sismos que estamos para compreender o que se passa ao certo.

Sendo a Madeira de origem vulcânica e percebendo que o magma tenta perfurar com os sismos, ainda não levamos a sério duas situações, o estudo de tsunamis, dos sismos e ainda as suas implicações na Madeira. Á distância que está Tonga da Madeira, haver 20 cm de elevação do mar na Madeira e 40 em Ponta Delgada (Açores) é bem factual que isto está tudo ligado, percebemos que se algum tsunami tem origem desde La Palma ou do leito marinho próximo, teremos valentes chatices, mesmo tendo a nossa ilha uma orografia acentuada. O interessante é que mesmo sem estes fenómenos, hoje o tempo na Madeira está tempestuoso, sobretudo no mar, é especialmente caricato que as embarcações de recreio e de observação de cetáceos tenham saído da nova marina atrás do Cais 8 para se posicionarem no interior da Pontinha. Agora é imaginar um tsunami sozinho ou associado com um tempo como o que hoje com uma baixa citadina rebaixada em boa parte da sua área e com ribeiras que podem tomar curso em sentido inverso depois do seu rebaixamento sem uma praia de calhau. E quem fala de Funchal, fala de muitas localidades junto ao mar.

Não me parece que, a par do que acabo de relatar, se tenha plena consciência das alterações climáticas sobretudo no mar aqui na Madeira

É excelente se ter o CM para estes pensamentos, que tantos outros têm em outras tantas matérias e que são reprimidos para não se exporem a "haters", gozões, idiotas, etc. O meu obrigado.


Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira