As notícias truncadas do DN-Madeira

 

N o dia 15 de janeiro de 2022, o DN Madeira traz à primeira página a notícia de que o - União esteve 27 anos sem pagar ao “fisco”. Ora como contribuinte cumpridor que sou, tive curiosidade em ler o conteúdo da notícia. Fiquei surpreso por algum contribuinte poder estar 27 anos sem pagar ao “fisco” e, simultaneamente, auferir subsídios do Governo Regional. Como sabemos, para poder auferir de qualquer subsídio é necessário ter as contribuições em dia para a segurança social e para o fisco.

Ao ler o conteúdo da notícia, na verdade ainda fiquei mais confuso, tal a falta de clarividência na explanação da matéria em questão. É que por um lado fala em dívidas ao fisco, mas depois a notícia leva-nos a ficar com a ideia de que as dívidas não são tributárias, mas sim devidas ao Governo Regional, sendo por este cobradas através do fisco (o que a ser assim, em nada é consentâneo com o título da notícia).

E a confusão adensa-se quando a notícia diz que o clube quer beneficiar das benfeitorias que existem no seu complexo desportivo, mas que, ainda que por si construído, nunca pagou, pelo menos totalmente. Devo dizer que tudo isto me causa muita confusão, tal como à maioria dos comuns mortais que vivem nesta terra.

Apesar de não ser do União, simpatizo com esse clube e sempre ouvi falar publicamente de que o Complexo Desportivo do mesmo, tal como o do Marítimo e do Nacional, foram expropriados pelo Governo Regional e entregues aos respetivos clubes.

Aliás, durante anos, Alberto João Jardim apregoava que tinha a melhor política desportiva do país, pois ofereceram oficinas de trabalho aos clubes para poderem desenvolver os seus projetos desportivos.

Se assim foi, como é que o Governo Regional vem agora dizer que o Complexo Desportivo não é do União? Será que qualquer dia vai afirmar que o Complexo do Campo de Santo António e o Estádio dos Barreiros não é do Marítimo? Ou o Estádio da Madeira não é do Nacional? Muito perigoso este posicionamento do Governo Regional.

Por outro lado, uma instituição só poderá estar 27 anos sem pagar ao “fisco” com a conivência e anuência do seu conselho fiscal. Pois este órgão é que tem o dever/poder para fiscalizar a atividade da instituição. E neste particular tive a curiosidade de consultar o portal http://publicacoes.mj.pt e ver quem foram os ilustres membros que passaram pelos sucessivos conselhos fiscais.

A minha surpresa foi enorme. Só deu gente laranjinha e bem sucedida na vida, desde o Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (ex-chefe de gabinete do Alberto João Jardim), ao Eng. Alberto Rufino Fernandes Casimiro (outro PSD), ao Dr. Arnaldo Milano Pestana Barros (outro PSD que esteve ligado à ASSICOM), ao Dr. Pedro Nunes (outro PSD, dentista, articulista do JM e comentador desportivo da RTP-M), ao Dr. Pedro Miguel Amaro de Bettencourt Calado (outro PSD e atualmente Presidente da Câmara Municipal do Funchal), ao Sr. Estanislau Salvador Fernandes de Barros ( outro PSD) e, por fim, à Sra. Ana Margarida Alves de Barros (outra PSD e filha do Sr. Estanislau Barros).

A questão final que se coloca, e que o jornalista não teve nem a arte nem o engenho de a colocar, é saber qual a responsabilidade destas pessoas neste processo. É que alguns deles afirmam que têm as melhores soluções para nos governar, e outros só sabem criticar e atirar pedras para o telhado dos vizinhos.

É caso para dizer - E esta, hein? … frase pela qual ficou conhecido um dos ícones do jornalismo português - Fernando Pessa

Nota do CM: Está a ficar perigoso dar notícias, boa opinião e raciocínio.
Enviado 
por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira