O voto útil, o Élvio Sousa, o ferry, o DN-M, o editorial e o Luís Miguel Sousa.


B oa noite. Não sei tudo mas vou contar o que sei e o que penso. Existe uma sondagem dessas que não se vê (partidárias) que dá o Élvio Sousa eleito deputado à Assembleia da República num 3 para o PSD, 2 para o PS e 1 para a JPP. Eu já não faço fé em sondagens, são um momento e uma sorte de escolha na entrevista mas também acho que é um negócio. Ao ver a CNN todos os dias, em que metem 150 entrevistas frescas e mantêm as outras, percebemos que está tudo volátil.

Variáveis. No continente, as pessoas mais idosas votam PS, o que já não é verdade na Madeira, a maioria dos idosos vota PSD. Estamos ainda em pandemia e, para zelar pela votação e representação no total do país, os infetados podem sair a votar. É a segunda variável, quem vai e quem não vai votar a par da abstenção natural? Lá e aqui. Sondagens assim não podem dar certo e muito menos a do JM, que até pode acertar, mas o jogo é este, lançam um vencedor para provocar o carneirismo dos tolos que não pensam para votar, simplesmente votam no que dizem que ganha e ficam contentes. A sondagem do JM é mais uma vez uma aposta na manipulação, se os eleitores provocados fazem-lhe o favor de conseguir o acerto... acerta. Faço-me entender? Não é um estudo de opinião mas marketing!

Nesta equação, também conta o estado do PS-M. Não resolveram logo e depois viram-se numa crise e impreparados. Bem feito para aqueles que se julgam maiores do que o partido.

Mas será que há outra forma de saber se a conjuntura torna possível a eleição do Élvio Sousa? Científica não mas empírica sim. Se a JPP repetir todos os votos em si nas Autárquicas pode eleger Élvio Sousa mas, as eleições não são iguais, nas últimas Legislativas Nacionais foi o PS que venceu em Santa Cruz e o PSD foi segundo e então veio a JPP, há uma critica implícita para os 3, o PS e PSD valem mais no concelho com a imagem nacional e os eleitores de Santa Cruz acham a JPP com maior vocação para a Autarquia. Mas o Élvio Sousa faz diferença? Faz! E não nos esqueçamos que é uma Eleição Regional e muita gente gosta do trabalho da JPP.

O ferry (Madeira - Continente) é um partido maior do que muitos pequenos partidos, é tanto verdade que surgiu um enxame de interessados mas a JPP esteve sempre presente e trabalho feito. A confusão gerada pela acusação de Calado em Tribunal caiu mal e os ataques ao Élvio Sousa beneficiam o candidato, destaca-se, transparece que o PS está vencido mas a JPP não mas sobretudo mostra a natureza vingativa do PSD Madeira... o ferry para eles é assunto proibido. O surgimento de enxame sobre o tema mostra que mais gente deve conhecer a tal sondagem que dá o Élvio Sousa como provável eleito e querem minar ou minar a todo custo ou tentar a sorte. Aqui está outra variável, o eleitor vacila? Há transferência de votos entre os pequenos para o elegível?

Vamos misturar tudo pode haver voto útil em Élvio Sousa se o eleitor perceber que é possível e o voto sai dos pequenos partidos e alguns do PSD, o lugar de Élvio Sousa sai do PS. O ferry é um partido e com isso chegamos ao DN-M, o Luís Miguel Sousa com os seus interesses monopolistas em portos e cargueiros coloca o Diário de Notícias da Madeira em xeque, naturalmente o editorial e o seu diretor, qualquer que seja a pessoa. Os interesses dos DDT e lóbis não são compatíveis com jornalismo e estão a matar os jornais. Esses senhores não têm a categoria do Blandy, diziam tanto mal e agora revela-se um senhor no meio de tantos patos bravos.

O senhor Luís Miguel Sousa controla os portos, a APRAM, o PSD, o CDS, a ALR, o GR, o DN-M, a RTP-M, fiscalizadores da sua área, etc. O outro sócio do Diário de Notícias da Madeira domina as obras e os contratos públicos na Madeira, outra realidade que coloca o Diário de Notícias da Madeira em xeque, naturalmente o editorial e o diretor, qualquer que seja a pessoa. Esta gente está a matar o jornalismo e a imprensa, em suma a Liberdade destes.

Link da Notícia

Élvio Sousa, só de defender os madeirenses e seus interesses (como o ferry) colide com tudo isto e provoca a visibilidade do estado da comunicação social na Madeira. Coisas muito feias acontecem e vão acontecer. E agora nos votos? O povo vai fazer o papel de jornalistas entalados e vota na máfia no bom sentido? Com meia dúzia de ricos, uns penduras assalariados para cercear a democracia e o resto que fique por aí à sua conta?

Tentei narrar a verdade e ser elegante com todos, no domingo quem ganha assume a razão da vitória, nada mais. Pessoalmente, pelo trabalho feito e mesmo fazendo falta aqui, era de lhe desejar sorte e acreditar no voto útil no Élvio Sousa, mesmo no meio de tanta podridão e interesses. Se agarrar os votos no seu concelho é meio caminho andado...

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira