Não se dorme por aqui… e lembramo-nos.



A esperança talvez nasça, quando tudo é desgraça. Tolkien.

U m ano atrás, entrávamos em 2021 com o escândalo do Savoy. Nas noites de 30 e 31 de dezembro, no Savoy do REGIME, muita gente festejou e celebrou a vinda do ano novo sem máscara. Membros do REGIME e do DESgr. Inclusive esteve, apareceu por lá, quem tinha determinado as medidas para conter a pandemia na altura, O DESgr.

Há um ano atrás, apesar do DESgr não permitir que se comesse em espaços fechados, se utilizasse máscara e o distanciamento social fosse obrigatório, o próprio DESgr foi encontrado a comer umas sandes de carne em vinha de alhos, no mercado em espaço fechado.

Há um ano atrás, o DESgr mandava uma coisa e praticava o oposto. NUNCA DEU O EXEMPLO. Já percebemos o que aconteceu e está a acontecer.

Porque foi um escândalo, o DESgr mandou investigar. Existem fotos, existem vídeos, existem testemunhas. Mas, um ano depois... a ARAE ainda nada encontrou. Apesar dos chefes e sub-chefes e… DELA terem lá estado. Foram as principais testemunhas. 

Sabe-se apenas que aos empregados do Savoy mandou-se calar, retirar das suas redes sociais fotografias dos eventos, não falarem nem relatarem o que se passou. A “lei da rolha” apareceu. 

Um ano e nada se sabe. 

Um ano depois, nos dias 30 e 31 de Dezembro, a soma do número de casos infetados na Madeira, segundo os números da DGS, será de 1,2% dos madeirenses. Segundo os números da DRS, será de quase 1%. Se somarmos os números dos infetados referentes ao ano 2021, cerca de 25% da população madeirense está ou esteve infetada.

O Sec. Reg. da Doença aplicada, Dr. Pedro Ramos, a meio de 2021 disse que a imunidade de grupo na Madeira estaria para breve. E tem toda a razão. Dada a ausência de proatividade e de medidas ativas na contenção desta pandemia, a Madeira atingirá a imunidade de grupo com todos infetados. E com demasiados mortos.

Na Madeira tudo falhou na contenção da Covid. A percentagem de vacinados é a menor do país; morre-se três vezes mais (números oficiais e não os escondidos) que os Açores ou a mais vizinha Canárias; a fiscalização quando acontece, tem o exemplo de membros do DESgr a não fazer o determinado pelo mesmo governo. Só pode resultar em empresários confusos.

Mas as culpas continuam… muitas culpas para todos. Nunca o DESgr é culpado de nada. A culpa é das crianças; a culpa é dos pais das crianças; a culpa é dos madeirenses; … 

Mas nunca se diz que a culpa é deste REGIME. Um REGIME onde a oposição está calada, mas gosta muito de dizer e afirmar que é por causa deles que a República faz isto ou aquilo. Um REGIME onde os dois principais partidos, psd-M e ps-M apresentam candidatos do REGIME.

Por isso morre-se e por isso escrevo. Porque alguém tem de lembrar.

Feliz 2022
Luís Alberto Matos

Enviado por Denúncia Anónima.
Sábado, 1 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira