Hotelaria na Madeira e a Covid


Boa noite.  

N o início da pandemia, eu e muitos mais fomos despedidos ou não nos renovaram o contrato de trabalho devido à pandemia, no entanto, o certo é que o governo deu milhares de euros às empresas hoteleiras para que estas ficassem bem de saúde e mantivessem empregos. O resultado foi inverso e despediram centenas de profissionais no sector. 

No ano seguinte, Verão passado, falaram tanto e sentiram a falta de profissionais para o sector mas esqueceram-se de referir que não tinham nada para oferecer a estes profissionais a não ser contratos miseráveis, sem respeito por ninguém. Contratos de dias, de semanas, de meses. Contratos de substituição de baixas falsas, sem datas de término. 

Com ano e meio de desemprego, 7 entrevistas de trabalho, 2 das quais foram enviadas convocatórias pelo centro de emprego para dois restaurantes nos quais não me identifiquei por diversas razões.

As outras cinco entrevistas fiz por minha conta mas nenhuma delas me cativou visto que em nenhum hotel era para trabalhar legalmente, horários repartidos ilegais, saídas às 23 e 24h para reentrar as 7 e 8h da manhã, todos os dias assim, sem direito a um dia seguido, não pagamento de subsidio/ abonos de falhas, não pagamento de subsidio de refeição por completo, sem direito a lavandaria como existe em hotéis normais.

Por estas e por muitas outras razoes, no Verão passado houve falta de profissionais no sector, mas se isto não mudar vai continuar a haver a mesma falta, com o início de muitas obras, muitos profissionais da hotelaria fizeram outras escolhas. Penso que o principal motivo será os horários ilegais praticados na hotelaria madeirense, horários repartidos, sim existem regras como está escrito por decreto de lei. 

Para os diretores vale tudo para ganhar mais dinheiro mesmo vendo famílias se desmoronando, a maior parte aceita mas vão deixando os familiares para trás. Um pai que faça todos os dias repartido qual o tempo que tem para seus familiares? As folgas? Quando a esposa trabalha e os filhos estão na escola? É justo?

Esperemos que haja mudanças caso contrário vão buscar gente para trabalhar onde houver. Mas fora da ilha. Obrigado. Sejam felizes.

Bom ano a todos.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira