A melhor opção


J á votei muitas vezes no PSD, mas desde 2017 que não voto em nenhum partido. Miguel Albuquerque deturpou a génese do PSD e colocou pessoas de duvidosa credibilidade e idoneidade no poder. Veja-se a lista de candidatos do PSD, tirando o conhecido e experiente Sérgio Marques, temos uma arguida num processo de corrupção, uma arruaceira e um miúdo que ainda devia andar na escola. São estes quatro que irão defender os interesses da Madeira na Assembleia da República?

Mas se a Lista de candidatos do PSD-Madeira deixa muito a desejar, a lista do PS não fica atrás. Se a figura de Carlos Pereira, pela sua capacidade técnica e experiência na Assembleia da República era esperada, a inclusão de Miguel Iglésias não diz nada a nenhum madeirense, pelo contrário, cheira apenas a um tacho exigido a Paulo Cafofo por já não ter futuro político na Madeira.

À partida, mesmo que apenas 10% dos eleitores votem no PSD e no PS, Sérgio Marques e Carlos Pereira estão tacitamente eleitos mas o problema é que abster-se pode eleger os outros candidatos da lista, que não merecem a mínima confiança e isso não é politicamente honesto para ninguém.

E abster-se resolve o problema do nosso protesto contra os políticos? Não! No método de Hondt as maiorias fazem-se pelos votos contados e abster-se é permitir que outros sejam eleitos pessoas por osmose, por isso não votar é ser cúmplice da eleição de pessoas que não queremos.

Vou votar no JPP, apenas por ser um voto útil contra o sistema. E passo a explicar. Pelo número de votos que o JPP teve nas últimas eleições é o único candidato, dos chamados Partidos pequenos, que tem alguma hipótese de ser eleito e por isso prefiro que o meu voto seja útil e que não seja mais um para eleger quem não merece.

E porquê vou votar em Élvio Sousa, pessoa que nem conheço pessoalmente? Todos temos o direito ao benefício da dúvida e, pelo que sei, Élvio Sousa não precisa da política para viver nem passou de endividado a rico na política. Na dúvida e sobretudo pelo que o JPP fez nestes últimos anos na oposição a um Governo que, como se sabe, exagerou nos disparates que fez, garante em Lisboa ser uma oposição mais relevante, eficaz e com mais objetivos do que os outros Partidos. Verdade seja dita, o JPP foi o único partido nitidamente fora do sistema na oposição ao PSD. 

Quem mais defendeu o Ferry com a seriedade merecida? O PSD, o PS? Já vimos que o PSD, o CDS e o PS são partidos reféns de grupos económicos que mandam e desmandam na nossa débil Economia e assim nunca iremos a lado nenhum. Quem teve de ir a Tribunal para obter documentos que o Governo Regional sempre escondeu? O PS? Quem denunciou a trapalhada do subsídio de mobilidade? O PS? Quem denunciou as listas de espera na saúde? O PS?

O JPP, por ser um Partido genuíno e criado por madeirenses, tem a vantagem de não se submeter a jogos de bastidores e a negociações com nenhum partido nacional para representar o povo madeirense.

Sem outras escolhas credíveis, vou ter de optar pela melhor opção, ou seja, aquela que desconheço porque o risco de ser enganado é menor do que votar nos mesmos partidos que sempre nos desapontaram.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira