Porque se suportam no VAERS?

 

P orque é que a estatística do sistema VAERS, dos EUA, está a ser utilizado por negacionistas para provar que a quantidade de mortos devido às vacinas anticovid é muito alto? VAERS é um sistema do EUA com pontos fracos: uma plataforma para informações de vacinação (e desinformação).

VAERS é um sistema que teve pontos fracos desde o início. Ele colecta relatórios não confirmados de todos os supostos efeitos colaterais das vacinas. Todos os relatórios entram no banco de dados: aqueles sobre suspeitas legítimas sobre os efeitos colaterais das vacinas e aqueles que são baseados apenas em boatos ou não têm conexão plausível com uma vacina. Por exemplo, alguém relata um acidente de carro fatal no caminho para casa depois da vacinação - um evento trágico que não foi causado por nenhum efeito colateral da vacinação. Os fabricantes são obrigados a relatar todos os incidentes que estão potencialmente relacionados às suas vacinas. Além disso, qualquer pessoa pode enviar um relatório ao VAERS.

O sistema VAERS é, portanto, semelhante a um serviço como o Facebook - com todas as suas vantagens, mas também os perigos. Não filtrado, ele colecta uma grande quantidade de informações. É, portanto, também uma plataforma para quem deseja divulgar suas preocupações ou sua agenda contra a vacinação. Durante a maior campanha de vacinação da história dos Estados Unidos, VAERS serviu como um sistema de alerta precoce para efeitos colaterais reais. No entanto, é também um amplificador para o falso alarme de uma pequena mas ruidosa minoria: os opositores à vacinação e os cépticos. 

Não acredita que VAERS pode ser manipulado, veja aqui, certifique-se:

Aqui pode ler os factos:

Quem é politifact.com:

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira