Ómicron

 

SARS-COV-2

Autor: este texto foi autorizado a ser publicado neste espaço pelo autor (link). Palavras dele:

P ara quem não entendeu a maior gravidade da variante Ómicron: Não é simplesmente "mais uma variante da Covid". É a DÉCIMA QUARTA variante genética do vírus que causa a Covid em menos de 2 anos de pandemia. Por isso se chama Ómicron, que é a décima quarta letra do alfabeto grego. Aqui tem uma reportagem sobre as primeira variantes (link).

E porque isso é mais grave do que essa variante em particular ter tal e tal característica? Porque mostra que é apenas uma questão de tempo até surgir uma variante pior. Seja mais infectante, seja resistente a vacinas, seja mais mortal.

O que acontece é que todas as vezes que o vírus infecta alguém ele produz milhões de cópias de si mesmo. E em cada uma dessas cópias existe uma chance muito pequena dela sair errada, diferente do original. E esse erro pode tornar o vírus mais fraco, mais forte ou não fazer nenhuma diferença pra como ele funciona.

Se ele ficar mais fraco, ótimo, as chances de passar pra frente são menores e a variante acaba se extinguindo em pouco tempo. Se a mutação for neutra, ela se espalha na mesma velocidade. Agora se a mutação for positiva, ele ganha uma vantagem em relação aos outros vírus e acaba infectando mais gente, se tornando a variante mais comum.

E por isso que todo mundo que entende minimamente sobre o assunto sabe que dizer que "vacinação é uma questão individual" é coisa de gente burra e egoísta. Porque não é, nunca foi. Cada pessoa não vacinada pode se tornar uma nova fábrica de vírus mutantes, até que um deles se torne resistente à vacina. E faça com que todo o esforço de vacinação seja jogado no lixo.

Por isso que a pandemia tem que ter uma resposta coletiva. Não adianta ter vacina só pra quem puder pagar. Não adianta quem pode pagar estar tão imerso em ignorância que se recusa a se vacinar. A resposta à Covid tem que ser uma ação coletiva, envolvendo todo o mundo. Enquanto isso não acontecer, enquanto não houver uma coordenação global para a emergência, vamos estar condenados a viver nesse pesadelo.

E, conhecendo os humanos como eu conheço e a resposta de completa cegueira ideológica que deram à última pandemia, a de HIV, tenho certeza que esse inferno ainda vai demorar pra passar. Gostaria de esperar que no futuro as pessoas entendessem que a realidade sempre atropela seus delírios, mas eu duvido que isso um dia chegue a acontecer. Até lá vamos continuar discutindo a "liberdade" de criar mosquito da dengue em casa. Ou variantes de Covid no próprio corpo."

As vacinas são eficazes contra a Ómicron?
Até sábado (27), a OMS não tinha uma resposta para essa pergunta. Para obter a conclusão é necessário fazer testes de neutralização.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 28 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira