A oposição rasca da Madeira

 

É difícil ser oposição na Madeira, verdade, mas chegamos a isto porque permitiram. Os exemplos dos políticos da oposição e dos jornalistas provam que foram morrendo... cedendo ao benefício e à chantagem, na justa medida em que a impunidade fez lei e todas as instituições se submetem a um poder que há muito deixou o básico do virtuosismo para entrar na era mediocridade e da terra queimada da política.

Por outro lado, alguma oposição está feita com o PSD através de favores pessoais, familiares e institucionais, a oposição é seletiva e, quanto baste, para a peça deste teatro. Alguns, perdendo ou ganhando estão em zona de conforto. O principal pecado da oposição é cada um pensar mais em si do que no coletivo, na alternância, no contraditório, é incapacidade de fazer acreditar de que fariam melhor. Alguns são mais ferozes com o sucesso de alguma oposição do que ao partido dominante.

Acusa-se muito a comunicação social regional de não dar "puta" notícia dos males que enferma a Madeira, estando agora completamente associada a dinâmica de poder absoluto, da prepotência e do encobrimento. A recente situação da Zona Franca da Madeira é exemplo disso, um falhanço de caras que coloca definitivamente a Madeira como centro mundial de lavagem de dinheiro sujo mas ninguém abre a boca porque fica mal na Madeira, o que serve para o povo acreditar que de fora está o bicho papão que deseja fazer mal a Madeira. A oposição nada faz, nenhuma iniciativa válida, à exceção da JPP que, a ver vamos se com a tradicional maldade madeirense, se ainda não os castiga por estarem fora dos esquemas.

Por outro lado, existem os cinzentos na atitude e coloridos no folclore, uma no cravo e outra na ferradura, para não aparentar desonestidade intelectual mas que se põem a jeito do golpe final na primeira oportunidade. Sabem muito bem enterrar toda a pedrinha encontrada no caminho que aumentaria a massa critica mas que não lhes interessa, destruindo a oposição, não obtêm resultados mas favorecem o poder. A oposição não cria sinergias, inveja-se e destrói-se. Uns mantém-se na penumbra outros atingem o estatuto do golpe final.

Este sentimento de poder total e sobretudo de impunidade, vai destruir completamente a Madeira. Com exceções a regra, todos são máfia no bom sentido mas, estando o país omisso, mão mais poderosa, a que dá o dinheiro para que isto sobreviva terá que meter ordem. Não se pode ter um regime destes na Europa, com tiques de Aleksander Lukashenko.

Na Madeira também há dois tipos de povo, com arame farpado pelo meio, nem todos são "madeirenses" do Povo Superior. Se a oposição olhasse para os números da oposição e soubesse defendê-los, com certeza não havia vendidos, comprados, miras ou aficionados de ralis que chegassem.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 23 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira