EIA - Frente Mar de São Vicente

 

Participação na Discussão Pública na
Avaliação de Impacto Ambiental da
“Requalificação da Frente Mar de São Vicente”
pela PP - Associação Observatório das Paisagens e
Panoramas do Arquipélago da Madeira

Exmo. Sr. Diretor Regional do Ambiente da Região Autónoma da Madeira
Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental
Rua Dr. Pestana Júnior, nº 6 - 3º Andar Dtº
9064-506 Funchal

REQUALIFICAÇÃO DA FRENTE MAR DE SÃO VICENTE

Exmo. Srs. 

A baixo estão escritas e justificadas as apreciações, observações e sínteses da nossa avaliação do projeto acima descrito e que ora termina o seu período de discussão pública.mEsperamos o vosso melhor acolhimento das nossas ponderações e reflexões sobre o projeto apresentado pelos promotores desta intervenção sobre espaços de domínio público terrestre e marítimo e áreas de regime privado.

Assim, e para a vossa melhor atenção:

→ A consideração e análise global e nas particularidades deste AIA, REQUALIFICAÇÃO da FRENTE MAR DE SÃO VICENTE, não reflete, em momento ou ponto de análise algum, seja, na análise ou síntese objetiva ou subjetiva, importantes e fulcrais diretivas comunitárias nomeadamente as da ponderação sobre proteção do ambiente e do financiamento sustentável DNSH, “Do No Significant Harm”.

A dimensão do projeto e a sua justificação e adequação, ou não, demandam este tipo de ponderação, em especial se forem utilizados recursos financeiros comunitários.

→ Todo este projeto, considerando os espaços disponíveis envolventes, apresenta uma dimensão inapropriada para a zonas de execução, tal, é um contributo negativo e indutor de perda irreparável da autenticidade da Natureza da Ilha da Madeira. 

O POT - Plano Ordenamento do Turístico da Madeira indica uma orientação diametralmente oposta à intenção deste projeto. O POT tem como objetivo consolidar a Região como um destino turístico diferenciado, pela autenticidade da oferta, baseada no genuíno e na qualidade do serviço, visando a sustentabilidade económica, social e ambiental.

→ A área de intervenção insere-se numa zona de riscos significativos de inundações. 

O impacto provável das alterações climáticas na ocorrência de inundações não foi tido em consideração no estudo.

→ As configurações hidromorfológicas da orla costeira, e dos seus ecossistemas carecem de dados complementares e de análises específicas.

A escassez de dados de base cientifica conjugados com a experiencia e conhecimento empírico das populações locais indicam e fundamentam a necessidade de dados com maior rigor e amplitude no tempo. 

→ Está previsto o recuo da margem do calhau, para o aumento das áreas de estacionamento. 

Quais os estudos feitos relativamente à força das marés? 

Existem registos temporais suficientes para decisões avisadas e tecnicamente adequadas para as variáveis relacionadas com a agitação marítima?

Existe historial de dados que nos permita analisar a viabilidade do recuo sugerido em projeto, sem colocar em causa a segurança das pessoas e dos investimentos?

→ A largura da praia varia entre os 20 à 6 metros, o que significa que por vezes as ondas chegam até a linha da atual estrada e a uma antiga estrutura estacionamento automóvel. 

O calhau rolado sendo dinâmico acompanha o movimento da maré e protege a costa. 

Alteradas estas configurações, a “rebentação” afastar-se-á da linha de costa ficará fisicamente mais distante.

A retirada dessas massas solidas, mas móveis, contribuirá inexoravelmente para alterações batimétricas, alterando o comportamento da formação e rebentação das ondas. Contribuirá, assim, para a perda das características físicas das ondas do Sítio do Calhau de São Vivente, sendo esta uma fonte de rendimento e de transação para a dinâmica económica para os atuais estabelecimentos comerciais e de alojamento desta zona.

→ O objetivo deste empreendimento, segundo o EIA, é valorizar os espaços de forma a criar ambientes agradáveis e apelativos para desfrutar a natureza e ter contacto com a cultura local. Contudo, o presente projeto não ostenta qualquer proposta de espaços verdes. O que se verifica neste projeto é que as zonas de lazer são praticamente inexistentes e as zonas verdes nem foram merecedoras de projeto da especialidade de arquitetura paisagista. Inclusive, diminuem uma grande área de zona verde existente para a construção de um estacionamento para autocarros (14 lugares), aumentando, com isso, as áreas impermeáveis.

A afluência que se faz sentir dos autocarros neste local, justifica este estacionamento? Que se considere a existência de espaço disponível na via de acesso paralela à Ribeira de São Vicente, espaço esse que pode sustentar a eventual necessidade de estacionamento para autocarros. Espaço esse geograficamente localizado a 200 metros da frente mar que se pretende intervencionar.

→ A desclassificação, considerando o atual PDM, da existência de praia de calhau e areia fonolítica e basáltica era considerada património geológico. Sendo assim a perda desse património é agredida pelo projeto municipal pois a área de reserva é reduzida a “resíduo geológico” se comparado com a área classificada anteriormente.

Torna-se óbvia a necessidade de reavaliação competente e idónea da alteração qualitativa desse património e as razões e fundamentos em que o atual PDM de São Vicente fundamentou a sua desclassificação.  

→ O perigo iminente de derrocada na zona dos estabelecimentos comerciais, representa risco considerável sobre as ações de reabilitação de alguns estabelecimentos comerciais. Classificações recentes e outras referências neste EIA apresentam os riscos de derrocada como iminentes. Estudos geológicos sérios e profundos deveram ser realizado por forma a mitigar riscos de prejuízos em investimentos financeiros e eventuais prejuízos materiais e riscos de perdas de vidas humanas. 

→ O atual projeto de requalificação da frente mar de São Vicente vai de encontro com as reais necessidades da população? 

Que tipo de retorno económico é espectável? Não existe qualquer estudo económico que sustente este investimento. 

A relação custo-benefício associada não está definida, muito menos justificada.

A Frente Mar de São Vicente, como a conhecemos hoje, é um ponto de passagem a caminho do Porto Moniz. 

Em que medida o presente projeto proporcionará uma nova imagem turística quando o que está projetado é um mero aumento de áreas impermeáveis, nomeadamente com a criação de mais estacionamento automóvel. Contraposto com a diminuição das áreas verdes.


Julgando da pertinência e validade das nossas questões e sugestões aguardamos o vosso melhor acolhimento e consideração a nossa participação nesta discussão pública. 

Melhores Saudações
A Direção  

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira