Democracia

 

V ivemos numa ilha democrática.

Aqui, arrota-se democracia enquanto ao longo de quatro anos temos sorrisos rosnados e promessas adiadas para o ano das eleições. Aproximam-se as eleições e, os lobos saem da toca: começam as palmadinhas nas costas, os acenos amigáveis, a disponibilidade, a urgência em concretizar obras, a urgência em apresentar projetos ... Mas atenção, é que isto da "democracia" não é para todos!!! 

Li, nesta página fantástica (e que me trouxe esperança na liberdade de expressão) um artigo que menciona as ameaças feitas a algumas pessoas, por parte dos mesmos de sempre, quando recebem um não. Mas não é nada de novo! É a democracia!!! A nossa. 

Quem tem ideias próprias, quem usa o cérebro para analisar as inaugurações apressadas, as obras adjudicadas (e a quem), entre outras irregularidades, esses são alvos a abater. Como?! Simples: o processo é sempre o mesmo. As pessoas têm opinião e capacidade de análise? Fazem-nas cair no ridículo, criticam, apontam o dedo, criam um circo de palhaços que se riem sem saber ao certo de quê. 

A política cítrica e azeda, é feita sem ética, com opressão, manipulação e recalcamento. E, tal como uma herança, esta política vai passando de geração em geração, sem evolução à vista. Democracia é o que nos permite ter opinião, voz, liberdade de expressão, e participar na vida política. 

A existência de vários partidos políticos é um reflexo dos nossos direitos e, qualquer tentativa de denegrir os partidos existentes, é um sinal óbvio que atenta a democracia.

Povo, na época de campanha, ouçam os políticos, analisem o que dizem, notem se há humildade ou raiva disfarçada no seu discurso; quando são feitas promessas tentem perceber se são viáveis, se têm lógica, se irão realmente beneficiar a população, se as promessas implicam grandes investimentos e que empresas estarão envolvidas... Ouçam! Atentamente! Só assim poderão entender e criticar, se assim for o caso. 

Criticar sem perceber e julgar sem conhecer é um passaporte ganho para o circo dos palhaços. Sejam o povo que pensa e que escolhe porque tem conhecimento!!! Vamos trazer de volta a democracia perdida! Numa democracia há lealdade com o povo, há transparência nos gastos e investimentos.  Numa democracia cada pessoa é tratada de forma igual, pois não há amigos/familiares e afilhados, as leis aplicam-se a todos! Numa democracia, quem está no poder tem consciência que nós somos muitos e que a força é nossa.

Não somos nós que devemos ter medo e viver na subserviência, quem precisa do nosso voto é que tem de nos respeitar, querer fazer por nós e "temer", pois no dia das eleições seremos nós a mandar. E temos o direito de mudar , se assim o entendermos, porque na verdade o poder afinal é nosso....

No dia das eleições, vão votar! Numa terra onde até os mortos votam não podemos deixar papéis em branco (e mais não digo).

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 19 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira